Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O grupo Triolé está na região do Cariri, estado do Ceará realizando intercâmbio durante dez dias, com a Fundação Casa Grande e com o Festival Internacional de Máscaras.

O Projeto, aprovado em 2020 e que deveria ter acontecido naquele ano, precisou passar por uma adaptação em razão da pandemia de COVID 19. Inicialmente o intercâmbio previa levar o espetáculo “Qual a Graça de Laurinda?” e sua equipe para 3 cidades do país, visando apresentações presenciais do espetáculo, bem como intercâmbio entre a equipe do espetáculo e os espaços que seriam visitados com a atividade do Projeto.

No entanto, com a adaptação, parte das atividades foram realizadas em 2021 de modo remoto e encontros sistematizados, com as instituições:

● Circo de Areia – Macaé/RJ: o projeto teve seu início a partir da inauguração de um espaço de convivência em uma praia não muito visitada da cidade, com o nome “Domingo da Família”. A Cia Chirulico, desde setembro de 2014 até então, realiza apresentações neste espaço todos os domingos, totalizando mais de 200 apresentações, com público estimado de 40 mil pessoas beneficiadas. Trata-se da utilização de um espaço público na cidade de Macaé, por iniciativa de um grupo da cidade e atualmente procurado por vários grupos de artes de rua do país.

● Centro de Pesquisa da Máscara – São Paulo/SP: criado em 2010 e com sua sede fundada em 2016 no bairro Ipiranga, na cidade de São Paulo, a companhia realiza intensa pesquisa em torno da máscara teatral, confeccionando seu próprio acervo, criando espetáculos que exploram as possibilidades específicas desta linguagem e desenvolvendo cursos voltados para área. Trata-se de intercâmbio visando a pesquisa da máscara teatral bem como o modo de produção de um espaço independente e autônomo na cidade de São Paulo.

Agora, em janeiro de 2022 o grupo realiza de maneira presencial o intercâmbio na região do Cariri – CE com espetáculo, Oficina e bate-papo com as instituições:

● Fundação Casa Grande – Nova Olinda/CE: a Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri, é uma organização não governamental brasileira, sem fins lucrativos, que tem como objetivo proporcionar a crianças e jovens e seus familiares a formação social e cultural através da vivência em gestão institucional. É um espaço cultural, premiado e tombado, com reconhecimento nacional e internacional, todo gerido por crianças e adolescentes.

● Festival Internacional de Máscaras do Cariri – evento que acontece a cada dois anos, une várias linguagens artísticas, sendo o projeto pioneiro no Brasil a reunir o que há de melhor na produção artística em Máscaras e suas formas expandidas. Sendo o nariz vermelho, símbolo da palhaçaria, uma técnica de máscara, chamada de “A menor Máscara”, há neste Festival o Encontro da Menor Máscara, onde são trabalhadas apresentações e oficinas sobre a técnica da palhaçaria e do uso do nariz enquanto técnica da Máscara Teatral.

O Grupo permanece no Cariri entre os dias 14 a 24 de janeiro e suas principais ações programadas são:

- Visita guiada com uma criança da casa grande ao memorial do homem Kariri.

- Participação na Rádio Comunitária Casa Grande FM - programa de Rádio Infantil

Submarino Amarelo.

- Participação na Rádio Educativa Nova Olinda Fm

- Oficina de Palhaçaria para Crianças da Casa Grande e adolescentes do NUCA

- Espetáculo na Praça – “Qual a graça de Laurinda?” do Grupo Triolé - Em frente a Fundação Casa Grande - Passeio Público Arqueóloga Rosiane Limaverde.

- Visita a Museus Orgânicos e Mestres e Mestras da Cultura tradicional do Cariri.

- Encontro com Dane de Jade, Diretora do Festival Internacional de Máscaras.

Você poderá acompanhar as ações do Triolé no Cariri pelo instagram @triolecultural

O Projeto “Triolé de Lona em Lona” tem o patrocínio do PROMIC – Programa

Municipal de Incentivo à Cultura – Secretaria Municipal de Cultura de Londrina.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.