O repertório de um dos principais nomes do samba de raiz carioca será destaque em um show preparado pelo projeto Samba da Mana, com estreia no Bar Valentino, nesta quinta-feira (31), às 20h.
O projeto é comandado pela cantora Rakelly Calliari, em parceria com o violonista Rafael Fuca e o percussionista Alexandre Malagutti. Esta edição conta com a participação especial acordeonista do grupo Terra Celta, Arrigo.
"O repertório do Cartola é marcado pelo lirismo, e o acordeon dialoga muito bem com a linguagem desenvolvida por ele. Estamos muito felizes com o resultado deste encontro", comenta a cantora.
Cartola
Considerado por muitos críticos o maior sambista da história da música brasileira, Angenor de Oliveira nasceu em 1908 e participou da fundação da escola de Mangueira, compondo também o primeiro samba da agremiação. Com uma vida marcada por dificuldades financeiras, ele começou a trabalhar cedo na construção civil, e diz-se que ganhou o apelido por usar um chapéu para proteger a cabeça dos respingos de cimento.
Apenas em 1974 pôde gravar seu trabalho, que inclui sucessos como "As rosas não falam", "O mundo é um moinho" e "Alvorada", que não faltarão no repertório que será apresentado no Valentino, nesta quinta, ao lado de outras pérolas deixadas pelo sambista.
Leia também: