Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Programação de 17 a 20 de maio terá vídeos, debates e apresentações das boas práticas de cuidado dos museus e o envolvimento da comunidade

O mês de maio é dedicado aos museus e para celebrar o Dia Internacional de Museus (18 de maio) Ibiporã estará presente na programação regional da 19ª Semana Nacional de Museus, de 17/5 a 20/5, que terá encontros online pela plataforma Zoom. O evento reunirá estudantes, profissionais da área e representantes dos museus de Londrina, Ibiporã, Cambé, Rolândia, com parceria da Unifil (que disponibilizará seu sistema online para a realização das palestras e discussões) e da Universidade Estadual de Londrina. A participação do público é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo link: http://portal.filadelfia.br:7778/portal/pls/portal/PORTAL_APP.PORTAL_EVENTOS_API.EVENTO?pID_EVNT=1114.

A 19ª Semana Nacional de Museus é promovida pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) e o tema deste ano é: “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. A programação completa do evento regional online está disponível no convite abaixo.

Museus De Ibiporã

Os museus de Ibiporã – o Histórico e de Artes (MHAI) e o Museu do Café –, que são mantidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), terão duas apresentações específicas, nos dias 18 e 20, mostrando boas práticas de utilização dos espaços, visando promover a história e a memória do Município.

A primeira, será no dia 18/5 (terça-feira), das 15h20 às 16h30, com a exibição de um trailer ampliado (13 minutos) do projeto audiovisual e editorial “Cozinha do Pioneiro - Sabores e Riquezas de Ibiporã”, desenvolvido pela Prefeitura, com produção das equipes do Museu Histórico e do Café.

O projeto foi muito elogiado pelos municípios da região e colocou em uso a cozinha do Museu do Café (antigo bar da estação ferroviária), mesmo num ano de pandemia e com as restrições impostas pelo período de distanciamento social. No final, resultou na edição de 22 vídeos com as famílias, disponíveis para acesso público nos canais da Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã (https://www.youtube.com/playlist?list=PLGDuF0TrCK0Q9hiy7i39o87XwSnZ-hn8-) e na publicação de um livro de receitas e memórias, que pode ser baixado gratuitamente em PDF.

A segunda atividade será no dia 20/5 (quinta-feira), das 14h10 às 15h, com a apresentação do projeto Organização e seleção do acervo, revitalização e retomada da área de exposição do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI), ação executada pelos servidores da SMCT nos primeiros meses de 2021.

Instalado oficialmente em 2001, no prédio da antiga Prefeitura e da Fundação Cultural de Ibiporã (na Av. Dom Pedro II, 368), o museu estava com excesso de objetos na sala de reserva técnica e passou por uma reorganização do acervo e uma transformação visual interna, com a retomada da área de exposição ao público e a possibilidade de voltar a receber visitas (guiadas e auto-guiadas).

As peças maiores, que inviabilizavam a circulação e visitação dentro da sala de reserva técnica, foram transportadas para o saguão de entrada do museu, onde haverá exibição de vídeos e uma rotatividade dos temas em exposição. O tema atual são as profissões urbanas e objetos e equipamentos que eram utilizados no comércio e em instituições de Ibiporã. O responsável pelas apresentações locais na Semana de Museus é o jornalista Jaime Kaster, coordenador de projetos de memória da SMCT, que terá o apoio dos demais servidores da área de museus da Secretaria.

O futuro dos museus: recuperar e reimaginar

Estão abertas as inscrições para a 19ª Semana Nacional de Museus. O tema definido para esta edição é: "O futuro dos museus: recuperar e reimaginar". A programação local será online e gratuita, de 17.05 a 20.05. Para se inscrever, acesse: http://unifil.br/eventos

Jaime Kaster/Secretaria Municipal de Cultura e Turismo Prefeitura de Ibiporã

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.