Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Apresentação de encerramento da Escola de Ballet de Ibiporã em 2019 terá quatro espetáculos a partir do dia 28/11, no Cine Teatro Padre José Zanelli

A tradicional Escola de Ballet da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã apresenta, na próxima semana, no Cine Teatro Padre José Zanelli, o seu espetáculo de encerramento de 2019: o ballet “O Quebra Nozes”, que terá a participação de 160 bailarinos e alunos da escola e serão quatro apresentações gratuitas para mais de 2 mil pessoas no total. A primeira será na quinta-feira (dia 28/11), às 14h30, somente para alunos da rede municipal de ensino de Ibiporã.

Na sexta-feira (dia 29/11), às 19h30, no Cine Teatro, acontece a formatura dos alunos do nível adiantado e em seguida a primeira apresentação para os pais e convidados. No sábado e no domingo, dias 30/11 e 01/12, às 20h, no Cine Teatro, os bailarinos voltam ao palco para mais dois espetáculos. Este ano o espetáculo está sendo patrocinado pelo BRDE, via Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cidadania/ Governo Federal. A realização é da Associação de Ballet de Ibiporã, com o apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A Escola Municipal de Ballet já tem 30 anos de história e sempre ofertou os cursos gratuitamente, tendo já formado grandes talentos, espalhados pelo País. É mantida desde o princípio (1990) pela Prefeitura de Ibiporã e atualmente conta com os seguintes professores e estagiários: Amanda Ramos Clemente, Ana Beatriz Machado, Karla Moreto, José Ivo Junior, Maria Eduarda Leal Martins, Melyna Oliveira, Stephany Rodrigues e Thais Casagrande. A direção geral é da professora Leila Assis,

O Espetáculo

A versão de “O Quebra Nozes”, de Tchaikovsky, preparada para este espetáculo tem 1 hora e 10 minutos de duração e conta a história da menina Clara, que recebe de presente do padrinho um boneco de madeira, o Quebra Nozes, que em um sonho se transforma em um soldado a protegê-la do Reino das Ratazanas (veja mais no box abaixo).

Ingressos

Uma carga de ingressos é distribuída diretamente aos pais para que os familiares possam assistir e conferir a evolução que seus filhos tiveram ao longo do ano. Para o restante do público, os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do Cine Teatro - dependendo da disponibilidade de convites - uma hora antes de cada apresentação.

Realização: Associação de Ballet de Ibiporã/ Ministério da Cidadania/ Lei de Incentivo à Cultura

Apoio: Prefeitura de Ibiporã/ Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Patrocínio: BRDE

A história clássica de Tchaikovsky (1892)

Em 1892, Tchaikovsky lançou a suíte do ballet “O Quebra Nozes”, dividido em dois atos, três cenas e quinze números. A estreia foi em dezembro de 1892, no Teatro Imperial Mariinsky, de São Petersburgo, que era capital da Rússia imperial. Na estréia, a obra não foi um sucesso, tendo recebido muitas criticas por não ser fiel ao livro. Somente no século XX se tornou popular nos Estados Unidos e em diversos países, sendo exibido sempre na época do Natal por várias companhias de ballet.

A história se inicia na Véspera de Natal, no momento em que toda a família e amigos estão reunidos para festejar este dia. Clara ganha de presente do seu padrinho um boneco esculpido em madeira (o Quebra-Nozes), mas seu irmão Fritz, muito ciumento, acaba quebrando o boneco. Ela o abraça com a intenção de fazê-lo dormir, mas é ela quem acaba pegando no sono, ao lado da árvore de Natal.

A segunda parte ocorre num sonho de Clara: Ela começa a diminuir de tamanho e de repente surgem várias ratazanas lideradas pelo Rei dos Ratos, em sua sala. O Quebra-Nozes acorda e começa uma batalha contra os ratos, mas acaba perdendo e sendo capturado.

Desesperada, Clara joga seu sapato no Rei Rato, que cai inconsciente e é levado por seu exército de ratos. O Quebra-Nozes se transforma em um Soldado e lidera o combate aos ratos, depois leva Clara para uma floresta encantada, e logo em seguida para a Terra dos Doces. Encontra a Fada Açucarada e diz como foi salvo por Clara do Rei Rato e como se tornou Príncipe novamente. Ela comemora com diversas danças e mágicas.

Uma Valsa Final é dançada por todos, depois que Clara e o Príncipe Soldado foram coroados governantes da Terra de Doces. Após a Valsa Final, os habitantes da Terra dos Doces começam a desaparecer um a um, até que o Príncipe Quebra-Nozes desaparece e Clara é encontrada dormindo na sala. Então a menina acorda, abraça o seu boneco e vê que tudo não passou de um belo sonho.

Jaime Kaster/NCPMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.