Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atividade será realizada de forma on-line, de 16 a 18 de maio, e é aberta a todos os interessados; para participar, não é necessário possuir nenhuma formação específica

O Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina (Kinoarte), está com inscrições abertas para a oficina de Assistência de Direção em Produções Cinematográficas, que será realizada nos dias 16, 17 e 18 de maio, de forma on-line, sempre das 19h às 22h. Ao todo, 30 vagas gratuitas estão abertas para a atividade, que tem carga horária de 10 horas.

Para participar da oficina, não é necessária nenhuma formação específica, e os interessados podem se inscrever através deste formulário. As atividades serão ministradas pela jornalista e assistente de direção Flávia Vilela, que atua em filmes e séries desde 2004.

Dentre os temas abordados durante a oficina, estão: etapas da produção das quais o assistente de direção deve participar; organização das informações e gestão da equipe; protocolos a serem seguidos; e dicas de liderança.

Segundo o coordenador geral das oficinas da Kinoarte, Bruno Gehring, o curso é muito importante pois, na indústria audiovisual, o primeiro assistente de direção é a figura central de um set de gravação. “Ele toca a produção, como se fosse um grande gerente, que dialoga com todas as equipes, organiza e faz a orientação com o objetivo de cumprir os planos de filmagem do dia”, frisou.

Gehring afirmou, ainda, que o cinema de Londrina tem sido construído, principalmente, por autodidatas, e que as oficinas contribuem para a sua profissionalização. “Essas atividades de formação ajudam, por exemplo, a distinguir a figura do assistente de direção do diretor assistente, que normalmente é a pessoa que vai cuidar da parte estética e visual do filme, junto com o diretor”, disse.

Próximas oficinas

Além da oficina sobre Assistência de Direção em Produções Cinematográficas, estão programadas mais quatro oficinas voltadas a temas relacionados: Animação 2D (19 e 20 de maio), Montagem (24 a 26 de maio), Crítica Cinematográfica (6 a 10 de junho) e Direção de Curta-Metragem de Baixo Orçamento (11 a 13 de julho).

No total, a agenda completa das oficinas abrange mais de 100 horas de atividades, sendo que anteriormente já foram concluídas as oficinas sobre Produção Cinematográfica, Trilha Sonora e Cinema Negro.

As oficinas Kinoarte 2022 são uma realização da Kinoarte, com produção da Leste BR e patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Marcelo Cordero/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.