Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Encontro, promovido pela Codel e Secretaria Municipal de Cultura, será nesta quinta-feira (7), no Sesc Londrina Cadeião

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL) realiza, na quinta-feira (7), às 14h30, o Encontro da Economia Criativa. A reunião irá ocorrer no Sesc Londrina Cadeião, localizado na Rua Sergipe, 52. Estarão presentes o secretário de Cultura, Caio Julio Cesaro, a diretora de Ciência e Tecnologia da Codel, Renata Passi, e de Turismo, Maitê Morgana Uhlmann. Na ocasião, será apresentado o ecossistema de inovação da cidade ao diretor de planejamento e gestão da Fecomércio PR, Rodrigo Rosalem, cuja vinda à Londrina foi intermediada pelo ex-deputado federal, Alex Canziani.

Também devem comparecer representantes de entidades e associações da sociedade civil organizada, empresas e instituições ligadas à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). De acordo com a diretora de Turismo da Codel, a economia criativa está presente no cenário composto pelo ecossistema de inovação. “Trata-se do ambiente onde tudo acontece e é criado”, afirmou Maitê.

Segundo Renata, a expectativa é expor a riqueza do ecossistema de inovação londrinense ao diretor da Fecomércio PR, e criar oportunidades para que sejam firmadas novas parcerias. “Vamos mostrar a riqueza desse ecossistema, de forma a poder desenvolver ainda mais o tema da economia criativa”, citou.

A diretora de Ciência e Tecnologia da Codel lembrou que em várias ocasiões a cidade de Londrina se destacou enquanto polo de tecnologia e inovação. “Tivemos reconhecimento no estudo produzido pela Associação Brasileira de Startups em parceria com a agência Accenture, onde Londrina se mostrou a cidade paranaense com maior densidade de startups por habitante, o que também nos colocou entre as 20 cidades do país com melhor índice. O levantamento da Fundação Certi, divulgado em 2018, trouxe um relatório sobre nosso ecossistema, com vários dados interessantes, que justificam os investimentos do Sistema S na cidade, como o HUB de Inteligência Artificial e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação, ambos do Senai”, destacou.

Renata frisou também que, como parte do ecossistema de inovação no município, estão as políticas públicas executadas ou que estão sendo implementadas, como o Parque Tecnológico e o Tecnocentro, que vão sediar o Laboratório de Análise de Alimentos, entre outros. “Dentre esses ativos estão o edital de soluções inovadoras, o ISS Tecnológico e o ensino de empreendedorismo em todas as escolas municipais, por meio do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Contamos também com mais de 26 universidades e centros de formação em TIC, e mais de 100 pesquisadores com bolsas de produtividade nas áreas de tecnologia, ligados à Embrapa, UEL, Unopar, UTFPR e IAPAR”, acrescentou.

A cidade, que possui 1.515 empresas de Tecnologia da Informação (TI) instaladas, tem mais de 400 startups em atividade, e vários Arranjos Produtivos Locais (APLs). “Tudo isso, somado às políticas públicas, acaba sendo interligado e alinhado, de forma a criar um ambiente muito propício. E essa união de forças entre empresas, instituições de ensino e poder público, são o nosso grande diferencial, notado por todos os visitantes. Essa organização não é encontrada facilmente em outras cidades, o que torna as pessoas o nosso maior ativo, por fazerem tudo isso acontecer”, ressaltou Renata.

Juliana Gonçalves/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.