Literatura de cordel é atração no 12º Encontro de Contadores de Histórias de Londrina
Mari Bigio, cordelista pernambucana faz três apresentações gratuitas do espetáculo “Histórias Sertanejas – Cordel para Crianças”em bibliotecas públicas de Londrina, a primeira hoje (terça, 29).Professores da rede municipal de ensino terão a oportunidade de aprender com ela na oficina “EnContar Cordel”.
A cordelista, cantora e contadora de histórias pernambucana Mari Bigio traz ao 12º ECOH um repertório de cordéis e canções autorais. Mari viaja o Brasil há 15 anos divulgando a arte de contar histórias brasileiríssimas em versos rimados, brincando com bonecos, mamulengos e outros elementos cênicos.
Em Londrina serão 3 apresentações gratuitas do espetáculo “Histórias Sertanejas – Cordel para Crianças”. A primeira hoje, dia 29, às 9h30, na Biblioteca Ramal Padre Adelino de Carli(Rua Purus, 45, Vila Nova). Na quarta-feira, dia 30, estão programadas apresentações às 9h30 e às 14h30, na Biblioteca Pública Infantil (Praça 1º de Maio, 110, Centro).
“Vai ser um apresentação permeada também por brincadeiras, canções, cantigas, muita munganga, como a gente diz no Recife, que são os trejeitos, as caras e bocas, pra gente encantar as crianças e cativar o público. É para se apaixonar, se encantar pela literatura de cordel, nosso patrimônio cultural nacional”,convida a artista.
O espetáculo dura 40 minutos. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados nos locais de apresentação uma hora antes do horário do espetáculo. Mais informações em ecoh.art.br
Oficina de cordel
Mari Bigio também participa da programação formativa do 12º Encontro de Contadores de Histórias, com a oficina para adultos“EnContar Cordel”dedicada aos professores do projeto Palavras Andantes que atuam como mediadores de leitura nas escolas da rede municipal de educação. O encontro se divide em dois módulos e abrange as origens, características e regras do cordel, além de apresentar textos e autores que são referência do gênero. Um dos objetivos da formação é instrumentar multiplicadores que possam difundir a literatura de cordel, especialmente junto às crianças.
“Vamos nos desafiar também escrevendo alguns versinhos, fazendo algumas rimas, algumas dinâmicas e exercícios, pra gente se aprofundar o máximo possível na literatura de cordel”, revela Mari.
A oficina será realizada no dia 30 (quarta), no SESC Londrina Centro (Rua Fernando de Noronha, 264), a partir das 18h30 às 21h.
12º Encontro de Contadores de Histórias de Londrina
19 a 31 de agosto de 2023
Christina Mattos/Asimp
#JornalUniãoLeia também: