Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Palestra é gratuita e será realizada em ambiente virtual; livro será cobrado no vestibular da UEL

Na próxima segunda-feira (28), às 18h30, o projeto Literatura na Biblioteca realizará a quarta palestra do ano. A iniciativa está sendo desenvolvida em ambiente virtual, devido à pandemia da Covid-19. Os interessados em participar deverão acessar o canal oficial das Bibliotecas Públicas de Londrina, no Youtube. A ação é gratuita e não é necessário efetuar inscrição prévia para participar.

Desta vez, o livro a ser debatido é o “A palavra algo”, da poetisa e escritora curitibana Luci Collin. Ele traz uma coleção de poemas e, em 2017, a obra ficou em segundo lugar no Prêmio Jabuti, tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro. A palestra sobra a obra será ministrada por Layse de Moraes, do programa de Estudos Literários da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

De acordo com a coordenadora de Atendimento, Programação e Extensão, da Secretaria Municipal de Cultura, Tatiane Batista dos Santos, o objetivo do Literatura na Biblioteca é debater as obras literárias solicitadas pelo vestibular da UEL, desenvolver o senso crítico e o pensar reflexivo dos participantes, por meio das palestras e discussões, bem como promover o acesso à literatura e incentivar a leitura.

A coordenadora destacou que uma das vantagens do formato on-line é alcançar mais pessoas, de diversos lugares. “As palestras são transmitidas ao vivo, mas depois ficam gravadas. Isso permite o acesso às pessoas que não puderam assistir no momento do ao vivo, o que acaba aumentando o alcance dos vídeos”, apontou. A primeira palestra do ano, por exemplo, transmitida em abril, já contabiliza 1.100 visualizações, para o livro Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco.

O projeto Literatura na Biblioteca é resultado de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Diretoria de Bibliotecas, com o Departamento de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL). As palestras e bate-papo são conduzidos e mediados por professores, mestrando e doutorandos do programa de Estudos Literários da universidade. Em 2021, os encontros irão ocorrer até o dia 29 de novembro.

Confira a programação dos próximos encontros:

28/06 – “A palavra algo”, de Luci Collin

19/07 – “Histórias que os jornais não contam”, de Moacyr Scliar

17/08 – “Eles não usam black-tie”, de Gianfrancesco Guarnieri

13/09 – “Poemas escolhidos de Gregório de Matos”, de Gregório de Matos

18/10 – “Clara dos anjos”, de Lima Barreto

08/11 – “Contos novos”, de Mário de Andrade

29/11 – “O vendedor de passados”, de José Eduardo Agualusa

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.