Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A jornalista Maria Helena de Moura Arias, servidora aposentada da UEL, lança na próxima terça-feira (3), às 19 horas, no Sesc Cadeião, a reedição do livro "O Morto (memórias de um fuzilado)", do autor maranhense Coelho Neto. O lançamento será realizado dentro das atividades do 'Café com quê'. Além de romancista, Coelho Neto foi crítico e teatrólogo, que nasceu em 1864 na cidade de Caxias (MA), e faleceu no Rio de Janeiro em 1934.

O projeto de reedição do livro levou três anos para ser publicado, pois teve que ser integralmente digitalizado. De acordo com a organizadora, a ideia surgiu alguns meses após o falecimento de sua filha Beatriz de Moura Arias que era leitora assídua da obra de Coelho Neto e que, no caso deste livro em especial, desenvolveu projeto visando um futuro mestrado. O texto desse trabalho transformou-se em 'Introdução e Notas' que antecedem o romance. "Acredito que esta é uma forma de homenagear a pesquisadora que foi", disse.

O livro já está disponível para venda na Livraria EDUEL. A obra foi editada de forma independente, sem editora. Segundo Maria Helena, "esta edição tem o objetivo de trazer o nome do escritor Coelho Neto, autor esquecido dos editores que já não mais o publicam, apesar de ter sido bastante conhecido no final do século XIX e início do século XX. É uma maneira de chamar a atenção para sua imensa produção literária que vai de romances, contos, crônicas a peças de teatro", destaca.

O livro, cuja primeira edição é de 1898 e está em domínio público, aborda de maneira ficcional, a Revolução da Armada ocorrida no Rio de Janeiro no ano de 1893, a qual trouxe muitos transtornos para os moradores e que foi de certa forma, testemunhada pelo escritor.

A autora também já publicou os livros infantis "Poesia é magia" e "De que cor será a Lua?" (2015), "Palavrio" (2014), e o livro digital "Poemas em azul" (2015).

Serviço: 
Lançamento do livro "O Morto (Memórias de um Fuzilado)" 
Dia: 3 de novembro, às 19 horas. 
Local: SESC Cadeião Cultural - Rua Sergipe, 52 (Centro).

Agência UEL

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.