Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Londrina sedia em julho o 5º Encontro Nacional de Composição Musical; objetivo é refletir sobre os riscos da composição e improvisação musical, além de apresentar novas perspectivas para a área

Compositores, arranjadores, improvisadores, professores e estudantes de música de todo o país estarão reunidos em Londrina no período de 10 a 12 de julho, para debater os aspectos relacionados à composição musical no Brasil nos dias atuais e suas perspectivas. É o 5o Encontro Nacional de Composição Musical (ENCOM), evento promovido pelo curso de Música da Universidade Estadual de Londrina em conjunto com o Festival Internacional de Música de Londrina. As inscrições ainda podem ser feitas até o dia 05 de julho no site do FIML.

Os debates, oficinas e apresentações artísticas serão realizados nas dependências do SESI/AML (Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130, centro) e o tema central do 5o ENCOM será “Composição musical, Improvisação e outros riscos”. O objetivo é promover uma reflexão sobre a composição, improvisação e a performance tendo como foco a valorização da música brasileira contemporânea. A ideia é criar um espaço de trocas, diálogos e provocações, assim como relato de experiências e conhecimentos que possam contribuir para a pesquisa e a prática da composição musical de maneira significativa.

Segundo o Prof. Dr. André Siqueira, coordenador do encontro, “o tema - Composição musical, Improvisação e outros riscos – trata o risco no âmbito da criação musical nos dias atuais. Risco inerente ao ato de criar. Hoje, ser músico, estar vinculado a uma universidade, fazendo música criativa envolve um risco inerente, de ter suas bases todas atacadas pela atual política pública vigente. Assim como todos os professores universitários vinculados a universidades públicas, nós estamos sofrendo ataques insistentes com relação à própria essência do nosso fazer, que é ensinar a nossa arte, de forma gratuita e com qualidade. O Encom vai discutir esses aspectos como o risco inerente ao processo do fazer artístico.”

Homenagem

Esse ano, os professores-compositores convidados foram Rogério Costa (USP), Valério Fiel da Costa (UFPB) e Rodrigo Lima (EMESP). O compositor escolhido para ser homenageado foi o londrinense Mário Loureiro. “A homenagem é mais do que merecida, pois o Mário Loureiro foi um dos responsáveis por formar várias gerações de compositores, além de ter uma obra muito expressiva, de alto nível e que precisa ser mostrada”, explica André Siqueira. “Foi uma escolha muito natural chegar ao nome do nosso professor da UEL, onde leciona há mais de 20 anos, nos ensinando o fazer musical de uma forma mais ampla.”

Abertura

A abertura do 5º ENCOM será na quarta-feira (10), às 9h, no anfiteatro do SESI/AML. Às 9h30 começa a Mesa redonda: “Composição musical e risco”, com a participação dos professores Dr. Rogério Costa (USP) e Prof. Dr. Valério Fiel da Costa (UFPB) e tendo como mediador o Prof. Me.  Fernando Kozu. À tarde, às 14h, começam as oficinas com Rodrigo Lima, Valério Fiel da Costa e Rogério Costa. Às 17h haverá uma apresentação artística, com obras de Mário Loureiro, compositor homenageado.

Sesi/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.