Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em “Sr. Will”, companhia goiana Giro8 discute interações entre homens e máquinas numa coreografia sensível e potente. Espetáculo é atração do Festival de Dança nesta sexta-feira (13)

Quarto espetáculo da Giro8 Cia de Dança e primeiro de sua safra profissional, “Sr. Will” teve estreia nacional em junho de 2017, em Goiânia (GO). No mesmo mês, viajou para a Espanha, onde se apresentou com grande sucesso em quatro cidades: Barcelona, Artesa de Lleida, Madri e Alcarrás. Prenúncio da qualidade do grupo, que já se projeta como promessa da dança contemporânea brasileira. Agora, a montagem chega a Londrina, na programação dessa sexta-feira (13) do Festival de Dança. A apresentação acontece às 20h30, no Teatro Ouro Verde.

O espetáculo leva ao palco seis bailarinos com a intenção de discutir como as relações humanas se constroem, se modificam e se intensificam a partir da interação e de experiências vividas em um ambiente cotidiano. Como os corpos se relacionam com as máquinas, com os sons, com os toques e com os outros corpos? Como conviver com tudo isso sem perder-se de si mesmo? Esvaziar-se, libertar-se de tudo que faz mal, de tudo que reprime. O encontro com o mais profundo do ser original é o que mais importa.  No palco, no presente, neste tempo, pode-se observar como o corpo sensível pode estabelecer relações humanas mais intensas. Os corpos e os encontros dos corpos são tomados por uma mistura de afetos: eróticos, sentimentais, estéticos, perceptivos e cognitivos.

Além dos bailarinos, “Sr. Will” leva à cena uma máquina manipulada e manipuladora para discutir como as relações humanas se constroem e se modificam no contexto tecnológico. Eis que o corpo, só ele, origem e fim da nossa humanidade, surge como um lugar de infinitas possibilidades e de descobertas reais. No palco, no ato desta arte transitória, no aqui e no agora, podemos observar a potência do corpo sensível. O espetáculo alerta para a necessidade de dar voz ao desejo, sem limitações ou preconceitos, de entregar-se ao universo dos sentidos e de libertar-se do que aprisiona e faz mal.

A montagem marca, além da profissionalização da companhia, a maturidade da coreógrafa Joisy Amorim. A dramaturgia ficou a cargo do espanhol Antonio Gomez Cásas, que esteve em Goiânia nos meses de setembro a novembro de 2016, especialmente para trabalhar com a coreógrafa, bem como com o músico Cleyber Ribeiro – responsável pela trilha.

A campanhia

A Giro8 Cia de Dança estreou no cenário da dança goiana em 2011. Em seis anos, a companhia tem buscado fomentar a Dança em/de Goiás. Com seus espetáculos, apresentou-se em importantes Festivais Nacionais como Jornada de Dança da Bahia (2012 e 2014), TeNpo - Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (2012 e 2016) e Paralelo 16 – Mostra de Dança Contemporânea (2016).

No decorrer desses anos, o grupo conseguiu aprovação de importantes projetos em Leis de Incentivo à Cultura do Estado de Goiás e Prêmios de Incentivo à Cultura que permitiram sua continuidade e manutenção. Dentre as aprovações, destaca-se a Manutenção da Giro8 pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás-2015 e 2016, a circulação internacional (Portugal e Espanha) através da Lei Goyazes 2015 e a circulação nacional (Goiás, Tocantins e Minas Gerais) pelo Prêmio Klauss Vianna 2014.

Bilheterias:

Secretaria da Funcart

Rua Senador Souza Naves, 2380

Fone: (43) 3342-2362

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9 às 11h30 e das 13 às 19 horas

Loja Shop Ballet

Rua Pio XII, 64 - loja 3

Fone: (43) 3323-4717

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 horas ao meio-dia

Teatro Ouro Verde (bilheteria)

Rua Maranhão, 85

Fone: (43) 3322-6381

Horário de funcionamento: de 6 a 14 de outubro, a partir das 16 horas

O Festival de Dança de Londrina tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e da Prefeitura Municipal de Londrina, por meio do PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura). O evento é uma realização da APD (Associação dos Profissionais de Dança de Londrina e Região Norte do Paraná), com apoio institucional da Funcart e da Casa de Cultura da Universidade Estadal de Londrina. Apoios: Ministério da Cultura e da Comunicação da França;  Ministério do Desenvolvimento Internacional da França; Institut Français, TransArte, Loja Shop Ballet/Só Dança; Casa da Dança; Pastel Mel; Rádio UEL FM e Folha de Londrina.

Programação no site:

www.festivaldedancadelondrina.art.br

Renato Forin Jr./Asimp

#JornalUnião

Foto: Layza Vasconcelos - Sr. Will (Giro8 Cia de Dança)

Foto: Layza Vasconcelos - Sr. Will (Giro8 Cia de Dança)

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.