Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A celebração poética, interativa e musical contará com narrativas da tradição oral, do cancioneiro popular e também com composições próprias

Nesse sábado, às 17h, tem início a décima edição do já tradicional ECOH, o Encontro de Contadores de Histórias de Londrina. Para celebrar, a abertura do encontro traz ao público muita música, brincadeiras e cantos da tradição oral com o grupo Canastra Real de Salvador. A apresentação será gratuita e pode ser acompanhada no Youtube e também no Facebook do ECOH.

Com classificação indicativa livre, “Toada Crianceira: Cancioneiro brincante da infância” será também um convite para celebrarmos a criança que existe em nós. O espetáculo foi concebido a partir de canções e textos de tradição oral como acalantos, brincos, lenga-lengas. Para os mais espertos tem também os trava-línguas, adivinhas e desafios. Mas, não fica por aí, pois logo veem os tangolomangos, as quadras populares, entre outros.

Ao alternar canto e narração, interação e vivência compartilhada, os versos são considerados pelo grupo como brinquedos cantados. Provocam o público a pensar sobre esse devir crianceiro como um fluxo que diz respeito a vida das crianças, mas também dos adultos.

Assim, o grupo Canastra Real dialoga pelo cantar, pela música, pelo movimento e pelo jogo. Com saberes das brincadeiras, brinquedos e produções narrativas acessíveis, chama a atenção para a importância das práticas brincantes em nossas vidas. Para o grupo, esses brinquedos tem uma importância que se dá não pelo prazer ou alegria que seu uso gera, mas também como experiência por meio da qual podemos aprender e conhecer o mundo.

Canastra Real é composto por José Rêgo (Pinduka) no violão e voz, Luciene Souza na voz, Berta Pitanga na flauta transversal e backing vocal e Josi Freitas na percussão. A produção, a cenografia e os figurinos ficam por conta da Nanda Leturiondo.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.