Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Londrinense, que figura entre os destaques no cenário das Histórias em Quadrinhos no Brasil, recebeu condecoração de reconhecimento do seu trabalho

O londrinense, quadrinista e produtor cultural, Eloyr Pacheco, visitou o prefeito Marcelo Belinati, ontem (13), para mostrar a ele a Comenda do Mérito Cultural, na Ordem Histórias em Quadrinhos (HQ), outorgada pela Academia Brasileira de Histórias em Quadrinhos.

A condecoração foi recebida no dia 27 de janeiro, na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. O reconhecimento traz, para Londrina, uma divulgação em nível nacional do trabalho realizado por Pacheco há mais de 20 anos. “Esse reconhecimento foi especial, pois isso incentiva as publicações independentes, além de movimentar a cena de quadrinhos”, ressaltou.

Criador do super-herói afrodescendente, o Escorpião de Prata, o agora comendador Eloyr Pacheco sempre se destacou no cenário de Histórias em Quadrinhos no Brasil. Seu trabalho é desenvolvido profissionalmente desde 1989. A partir de 1994 também ministrou aulas de histórias em quadrinhos e, em 1997, mudou-se para São Paulo, onde trabalhou como editor de HQ, em editoras como a Marvel, DC, Dark Horse, Image, além das publicações nacionais.

Pacheco também criou, em 1990, a primeira banca especializada em Quadrinhos em Londrina, a Batbanca, e foi um dos idealizadores da Associação dos Quadrinhistas de Londrina (AQL). Ele foi indicado para a seletiva de produções independentes do mundo todo, em 2012, pelo Festival de Angoulême, a mais importante premiação europeia de quadrinhos.

Em 2016 também foi indicado para a seletiva ao prêmio do Festival Angole, por sua participação na revista La Bouche Du monde, que trouxe uma história em quadrinhos e um artigo do quadrinista. O produtor cultural também atua como voluntário em oficinas de escolas municipais e estaduais, a fim de despertar o interesse pelas artes entre os alunos.

Dayane Albuquerque/NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.