Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Calendário escolar comemora Dia do Folclore em 22 de agosto e para isso todas as unidades escolares de Londrina farão atividades com as crianças

Todos os alunos da rede municipal de ensino vão realizar, na próxima semana, atividades referentes ao Dia do Folclore, celebrado em 22 de agosto. Cada escola iráq comemorar de diferentes maneiras, podendo ser feita leitura de lendas, contação de histórias, produção de textos, atividades artísticas e brincadeiras educativas.

Segundo a diretora pedagógica, Mariangela Bianchini, nenhuma escola deixará de abordar a temática “folclore”, que está prevista no calendário escolar. “Essa temática faz parte do calendário da educação e será trabalhada em todas as unidades escolares para reavivarmos a memória, a cultura, a história e a tradição que vem do povo”, disse.

Na Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães, por exemplo, na segunda-feira (22), às 13h30, os alunos do 3º ano terão uma oficina de construção do Boi Bumbá, ministrada pelas professoras de artes. Na sequência, às 16 horas, as crianças farão a dramatização das cantigas “O cravo brigou com a rosa” e “Terezinha”, assim como será feito também na terça-feira (23).

Na quarta-feira (24), às 13h30, as crianças do 2º ano brincarão de trava-língua com temas folclóricos. Na quinta-feira (25), às 13h30, os professores farão a  dramatização dos contos “A onça doente” e “Histórias de Tia Nastácia”, ambos de Monteiro Lobato com os estudantes do 2º ano. Para finalizar a semana, na sexta-feira (26), às 17h, os alunos de toda unidade escolar participarão da brincadeira dos bois, na quadra da escola, que fica na Rua Maurício de nassau, 329, no Jardim Mazzei.

Curso

Para ajudar os professores do ensino infantil e do fundamental a desenvolverem atividades lúdicas sobre o folclore, através das professoras do Apoio Pedagógico em Artes, Laura Sant´Ana Cabral Cava e Lucia Toshio Sumigawa, a Secretararia Municipal de Educação realizou as capacitações “As Artes Visuais e a Música no Contexto Escolar” e “As Artes Visuais e a Música na Educação Infantil”, nos dias 10 e 17 de agosto.

Durante o curso, todos os professores aprenderam mais sobre o assunto no Brasil e no Paraná, assim como sobre os artistas plásticos que trataram em suas obras sobre essa temática como Candido Portinari e Aldemir Martins. “A capacitação trabalhou as tradições, o folclore brasileiro e paranaense, e a importância da preservação da memória, da cultura e da história de um povo, além de trazer ideias para os professores aplicarem em sala de aula com seus alunos”, explicou a professora de artes, Laura.

Cerca de 80 educadores participaram da formação continuada, sendo que os docentes do ensino fundamental, aprenderam a fazer um jogo de memória com as principais personagens das histórias folclóricas. Desta forma, eles poderão aplicar a brincadeira educativa e imaginativa com as crianças durante a próxima semana.

Já os professores da ensino infantil aprenderam a fazer uma atividade descritiva sobre as personagens do folclore para que os alunos, através do uso da criatividade e da imaginação, possam desenhar as criaturas mencionadas. Ao fim do curso, os professores fizeram um Bumba Meu Boi ou Boi de Mamão, que poderá ser utilizado em sala de aula para chamar a atenção das crianças.

NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.