Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O cineasta brasileiro Chaim Litewsk estará em Londrina nos próximos dias 10 e 11 de março para gravação do documentário que abordará a campanha "Doe Ouro para o Bem do Brasil", ocorrida em 1964.

Ele fará gravações no Parque de Exposições Ney Braga, onde existe um recinto e um busto em homenagem a José Garcia Molina, que se tornou um importante personagem deste período histórico ao doar uma enxada de ouro para a campanha.

Sob a direção de Litewski, este filme faz parte de uma série de documentários de longa metragem em produção, de cunho histórico. Em Londrina, serão entrevistados a filha de Molina, Ana Maria Garcia Andretta, e o autor do livro “A Enxada – o presente”, André Luiz Lima. O livro foi lançado ano passado e trata do tema.

Chaim Litewski é um jornalista e cineasta brasileiro premiado e reconhecido, que durante 25 anos chefiou o departamento de televisão da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque. Nesta função esteve à frente da produção de um repertório de conteúdo audiovisual diverso, captado em várias partes do mundo, documentando fatos históricos relevantes na geopolítica internacional como guerras e grandes conflitos. Teve também passagens como jornalista pela Rede Globo no Brasil e pela sucursal da emissora em Londres. Nos últimos anos vem se dedicando, cada vez mais, à realização de filmes documentais.

Entre os filmes que dirigiu e produziu está Cidadão Boilesen (2009), que retrata a execução do empresário dinamarquês Henning Boilesen, acusado de colaborar com o esquema de tortura de oposicionistas durante a ditadura militar no Brasil. O filme, que demorou 16 anos para ser concluído, foi vencedor do Festival “É tudo verdade” em 2009.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.