Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Número de visitantes e vendas dos comerciantes ultrapassou a expectativa dos organizadores, sendo este o público recorde até agora do projeto Festa é Cultura; iniciativa tem patrocínio do Promic

O distrito de Maravilha, na região sul de Londrina, realizou no último fim de semana a sua primeira festa rural organizada pelo projeto “Festa é Cultura”, desenvolvido pela  Associação de Arte e Cultura de Londrina (CORRE). Cerca de 5 mil pessoas participaram do evento que mobilizou moradores de diferentes áreas rurais do município, em iniciativa patrocinada pela Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Cocada, bolo de milho, costela assada com mandioca e o famoso “caldo de quenga”, uma mistura de caldo de mandioca com temperos e frango desfiado, além de outras delícias, foram iguarias caseiras disputadas pelo grande público presente. Mais uma vez, a participação da comunidade superou as expectativas da organização do evento, que previa 3 mil visitantes, uma vez que a festa concorria com um calendário repleto de festas juninas e outras programações culturais espalhadas por Londrina e região.

Visitantes que vieram de diferentes partes, incluindo outros distritos e também cidades da região, puderam aproveitar as atrações de uma festa popular muito bem organizada, com ações culturais e shows que dificilmente ocorreriam no distrito, onde residem pouco mais de 1.400 habitantes. Representantes de Prefeitura estiveram presentes, dentre os quais o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, e o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Régis Choucino.

No sábado, os shows agitaram a noite, pegando de surpresa alguns comerciantes, que venderam em suas barracas todos os alimentos previstos para os dois dias, em poucas horas de festa. No domingo, o almoço rural foi servido para mais de 350 pessoas, outro recorde em vendas das festas do projeto CORRE, e o concurso de princesa e rainha agitou a tarde dos presentes.

Foto: João Saturno / divulgação

A fotógrafa Gy, o apresentador de TV e ator Gustavo Marchiori e a vereadora Sônia Gimenez, escolheram as vencedoras do concurso que tinham como critérios a simpatia e a criatividade. Heloysa Ryana Oliveira, de 10 anos, foi a escolhida como princesa e Lorrana Correia dos Reis, de 12 anos, a rainha da Festa Rural.

Patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, através do Promic, os eventos resultaram em saldo positivo. “No total, esperávamos com as três festas atingir um público de 9.500 pessoas, e no balanço geral foram mais de 14 mil visitantes nas festas dos distritos da Warta, Irerê e Maravilha. Isso sem contar a população dos outros distritos que já demonstraram interesse no projeto”, relatou Rose Andreia Castanho, coordenadora da Associação Corre Cultura, responsável pela realização das festas.

Muito mais que festa, o evento possibilita a geração de renda aos moradores, leva atrações culturais de qualidade, preserva a cultura ruralista dos distritos como os tradicionais almoços de quermesse, além de resgatar receitas e sabores com comidas típicas, momentos de missas, cavalgadas e concursos.

O projeto busca trazer alegria à população local, e também deixa melhorias para as áreas que sediam os eventos. Órgãos como a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) e Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), entre outras, trabalham na revitalização dos espaços, incluindo o distrito de Maravilha.

“O apoio do prefeito Marcelo Belinati, do vice-prefeito João Mendonça, secretarias, Guarda Municipal, Polícia Militar, Copel e coordenadores distritais foi fundamental e a Associação de Arte e Cultura de Londrina – CORRE, agradece a todos os envolvidos, bem como aos apoiadores Rádio Clube e London Music e tantos outros que nos ajudaram a levar alegria a essas pessoas”, ressaltou a coordenadora do CORRE, Rose Andreia Castanho.

Após a festa, contou ela, depois de tudo organizado e limpo, fica para a população local as memórias de um evento bem-sucedido e a espera por mais projetos similares.

N.Com com informações da assessoria de imprensa do projeto “Festa é Cultura”

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.