Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Espetáculos on-line e conversas com artistas no fim de semana trazem reflexões sobre o lugar do corpo e das artes cênicas no contexto de pandemia

Teatros fechados, atividades culturais canceladas, tentativas de reconstituir a dimensão da presença cênica por meio da internet. A pandemia do novo coronavírus trouxe desafios e ventos de transformação para a classe artística. Passados mais de cinco meses de isolamento social, o Festival de Dança de Londrina convida o público a pensar a respeito dos caminhos já trilhados e os questionamentos que ainda ficam sobre o papel da arte neste momento histórico. 

De sexta (28) a domingo (30), o Festival promove a extensão “Arte e Sobrevida”, com a exibição de espetáculos on-line e conversas ao vivo com artistas de Londrina, do Brasil e radicados no exterior. Toda a programação é gratuita e está disponível no site www.festivaldedancadelondrina.art.br. A extensão está ligada à 17ª edição do evento (2019) e é apresentada pelo Governo do Paraná e Copel, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina, por meio do PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura).

Os espetáculos na íntegra ficam disponíveis para audiência no canal do Youtube do Festival (www.youtube.com.br/FestivaldeDancadeLondrina) da sexta, às 20 horas, até o domingo, às 23h59, podendo ser acessados em qualquer tempo dentro deste período. Serão quatro vídeos: “Terra Desmedida”, do Teatro de Garagem (Londrina-PR), “Ficções do Interlúdio”, de Tânia Farias e Lucas Fiorindo (Porto Alegre-RS/Maringá-PR), “Encontro de Gigantes”, do Núcleo Ás de Paus (Londrina-PR), e uma coletânea com trechos históricos de montagens do grupo Boca de Baco, que completa 30 anos em Londrina em 2020. À exceção deste, convidado especial, os três primeiros foram escolhidos na seletiva 2019 do Festival e pertencem ao recorte local da programação. 

 “Planejávamos uma extensão presencial, como a que realizamos no Aniversário de Londrina ou em outros períodos do ano, com apresentações e oficinas blocadas em um fim de semana. Entretanto, com a pandemia, tivemos de repensar o formato. Aproveitamos a transformação para propor uma reflexão sobre isto tudo que estamos vivendo”, explica Danieli Pereira, coordenadora geral do Festival. A proposta é que os diálogos toquem em tópicos importantes sobre a retomada de uma potência de vida em um momento com tantas incertezas, isolamento e mortes. As artes da cena – especialmente a dança, o teatro e a performance -, que lidam com o convívio e com a presença, estão no centro dos impasses. Ao mesmo tempo, seus porta-vozes, os artistas, podem intuir caminhos a serem desbravados.

A abertura acontece na sexta-feira, dia 28 de agosto, às 20 horas, com uma breve apresentação dos coordenadores Danieli Pereira e Renato Forin Jr., seguida de um encontro com o Teatro de Garagem, grupo londrinense com 14 anos de estrada. Ele convida a atriz e produtora cultural Mel Campos, atualmente radicada em Roma (Itália), para “Territórios do corpo em um contexto de ausências”. O bate-papo é sobre a importância dos corpos, em suas diferenças e diversidades, como locais de falas e experiências que precisam urgentemente ser ouvidas para a concretização da democracia. “Terra Desmedida”, espetáculo com direção de Everton Bonfim, traz personagens que escolhem correr riscos e dançam ao amor e à guerra no contexto de opressões de uma sociedade pós-apocalíptica. 

No sábado, dia 29, às 19 horas, o tema da conversa é “Poesia como respirador”. Tânia Farias, integrante do histórico grupo de atuadores “Ói Nóis Aqui Traveiz” (Porto Alegre-RS), e o ator e dramaturgo Lucas Fiorindo convidam Rodrigo Mercadante, fundador da Cia do Tijolo (São Paulo-SP). Eles abordam a importância dos caminhos sensíveis da poesia – uma arte comunitária desde as suas origens - em tempos de embrutecimento e solidão. A montagem “Ficções do Interlúdio”, dirigido por Tânia, é inspirado nos textos dos heterônimos do poeta português Fernando Pessoa. Na trama, o personagem homônimo depara-se com um fracasso e passa a questionar o sentido profundo do seu teatro. 

O domingo de fechamento da programação, dia 30, enfileira duas conversas com artistas londrinenses de diferentes gerações. A primeira, às 18 horas, celebra os 30 anos de um dos grupos mais emblemáticos do teatro de Londrina, o Boca de Baco. Membros-fundadores da trupe relembram histórias desta trajetória e convidam o diretor paulista Luiz Valcazaras, que assinou montagens e desenvolveu com os atores o seu Núcleo de Investigação Teatral (NITe).  O nome do bate-papo é “Elogio do Encontro – teatro, festa e partilha nos 30 anos do Boca de Baco”, uma ode às celebrações de caráter estético e político que o grupo sempre promoveu na cidade. O público poderá assistir, dentre os vídeos disponibilizados, a um compacto inédito de cenas das principais montagens destas três décadas.

Na sequência, às 20 horas, o Núcleo Ás de Paus (Londrina-PR) entra ao vivo para falar sobre “A poética e a política das ruas como salvação ao isolamento”. O convidado é Rafael de Barros, ator e palhaço formado em Artes Cênicas pela UEL e atualmente cursando mestrado pela ECA-USP, em São Paulo. Dentre as muitas questões, eles refletem sobre as perspectivas de retomada da tribuna democrática das ruas, como palco, após os tantos meses de isolamento. O vídeo que o Ás de Paus apresenta é da vivência-espetáculo “Encontro de Gigantes”, que ocupa espaços públicos e convida crianças de uma determinada comunidade para descobrirem-se gigantes por meio das pernas-de-pau e de jogos cênicos. 

Cada bate-papo tem, aproximadamente, uma hora de duração. A extensão “Arte e Sobrevida” fecha a programação do 17º Festival de Dança de Londrina, cuja mostra oficial aconteceu de 3 a 13 de outubro de 2019 e contou ainda com uma extensão comemorativa no aniversário de 85 anos de Londrina, de 11 a 13 de dezembro do ano passado. 

Governo do Paraná e Copel apresentam o 17° Festival de Dança de Londrina. O Festival tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina, por meio do PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura). Apoio: Copel – Pura Energia. A realização é da APD, com apoio institucional da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina e da Funcart. Incentivo: Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE – da  Secretaria de Estado da Comunicação Social e Cultura. Governo do Estado do Paraná.

Renato Forin Jr./Asimp

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Boca de Baco - 30 anos (trechos de montagens) - foto de Milton Dória
Ficções do Interlúdio - foto de Fábio Mascarin
Terra Desmedida - Foto de Jaqueline Vieira

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.