Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No decorrer desta semana, o município de Londrina será palco de diversas ações em prol da articulação e promoção do fomento à leitura e da literatua. Isso porque, nesta segunda-feira (23), teve início à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que prosseguirá até o próximo domingo, dia 29 de outubro.

Estão previstas diversas palestras, feira do livro, bate-papo com escritores, cursos, oficinas, discussão sobre obras literárias cobradas em vestibulares e contação de histórias. A programação completa está disponível no site da Prefeitura, que pode ser acessado diretamente pelo endereço goo.gl/Fr7Adb.

A abertura oficial foi realizada no sábado (21), com a feira do livro e a palestra com a doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e biblioteconomista, Sueli Bortolin. Ela abordou as “narrativas de histórias, uma maneira de amar”.

De acordo com a diretora de Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina, Leda Maria Araújo, a promoção da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, em âmbito municipal, é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Sistema de Bibliotecas Públicas do Município de Londrina e conta com parcerias público-privadas. Ela foi instituída pelo Decreto Federal nº 84.631, sendo comemorada em todo território nacional na última semana de outubro.

“Este é o segundo ano em que realizamos a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca em forma de rede. Isso é importante para darmos mais visibilidade às bibliotecas escolares ou universitárias, públicas ou privadas. Nosso foco está no incentivo e no fomento ao livro, à leitura e à literatura. Além disso, é uma forma de chamarmos a população a usufruir dos espaços públicos que contém materiais sobre todas as áreas do conhecimento. É um convite às pessoas para elas utilizarem o que é público”, ressaltou Leda.

Grande parte das atividades realizadas pelos organizadores é aberta ao público e gratuita. Para aqueles que desejarem tirar dúvidas, como a forma de inscrição e local, poderão fazê-lo pelo (43) 3371-6500 ou diretamente na biblioteca que ministrará a atividade. Os telefones para contato das mesmas estão disponível no link citado acima.

São parceiros do evento, este ano, o Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina, as bibliotecas do Sistema da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Unifil, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Colégio Mãe de Deus, Colégio Marista, Bibliotecas do SENAC, do SESC e do SENAI. Juntos os organizadores oferecerão diversas ações gratuitas e abertas ao público conforme o cronograma abaixo.

Cronograma de atividades

Terça-Feira (24) - A partir das 9h30, Soraya Elaine Ferreira da Costa vai instruir os participantes da Oficina de Origami Mini Livro, na Biblioteca Pública Ramal Vila Nova. Das 10h às 10h30, Priscila de Jesus Apolinário vai ensinar a fazer dobraduras com história, na Biblioteca Pública Infantil de Londrina.

Das 10h às 10h30, os professores da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), vão dar uma palestra sobre a importância do exercício para o corpo e para a mente. O encontro acontece na Biblioteca Pública Municipal do Centro de Esportes Unificados (CEU). Das 9h às 11h, haverá o segundo encontro da oficina de escrita criativa, com Alan Diogo Capelari, na biblioteca do IFPR. O curso de Art Journal será novamente ministrado por Camila Mossi de Quadros, das 14h30 às 17h30.

À tarde, a partir das 14h, Léo Pires terá um bate-papo sobre o autor de livros infantojuvenis, Monteiro Lobato, na Biblioteca Pública Municipal Eugênia Monfranati, na região sul.

Ainda às 14 horas, haverá a palestra "Trabalho e Tempo Livre: elaborando projetos de vida", na sala de multimeios da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina com a participação da professora doutora do Departamento de Psicologia Social e Institucional da UEL, Aurora Aparecida Fernandes Gonçalves. E, no mesmo horário, na biblioteca do SENAC, ocorrerá a Premiação do “Leitor do Mês” com a mediadora Cintya Xavier Miranda.

Às 16h30, a Biblioteca do SESC Londrina recebe o Clube de Leitura, com as obras literárias para o vestibular 2018. O palestrante será Ivan Takashi Kano. A entrada estará liberada para maiores de 15 anos. As vagas são limitadas. À noite, das 18h às 19h, está prevista a segunda etapa do mini curso de normatização de documentos para os funcionários do IFPR.

Quarta-feira (25) - A partir das 9 horas, as instrutoras Maria Aparecida de Almeida Kaster e Ana Paula vão fazer uma leitura no Cineteatro do CEU. Às 10 horas, o médico do trabalho, Ricardo Sahão, participará da inauguração da mesa filosofal, na Biblioteca Setorial de Ciências Humanas da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Das 10h às 11h, a Biblioteca Pública Municipal do Centro de Esportes Unificados oferecerá uma oficina de dobradura.

Às 9h30, a Biblioteca Pública Ramal Vila Nova apresenta a oficina “Pequenos escritores - criação de histórias”, com Soraya Elaine Ferreira da Costa. Das 10h15 às 15h, durante os intervalos de aula, o Colégio Mãe de Deus vai realizar um piquenique de leitura para seus alunos. A atividade lúdica será realizada na Biblioteca do Colégio Mãe de Deus sob a supervisão da instrutora Tatiane Farina e Luciene Vrechi.

Às 14h, Léo Pires vai bater um papo sobre o autor e as obras de Monteiro Lobato, na Biblioteca Pública Municipal Lupércio Luppi, na região norte. Também às 14h, Priscila de Jesus Apolinário ensinará a fazer dobraduras com história, na sede da Biblioteca Pública Municipal Eugênia Monfranati, na região sul. Na Biblioteca Infantil de Londrina haverá contação de histórias com Lucinéia Chamorro, das 14 às 15h.

Às 14 horas, a Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza será palco da entrega de livros arrecadados pelo SENAC para a escola do campo Egídio Domingos Brunetto. Às 13h, Alessandra Navarro ministra novamente sobre “O terror na literatura” e sorteará prêmios, na Biblioteca do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Das 14h às 16h, Tiago de Souza ministra o curso de Encadernação Criativa Manual para maiores de 15 anos, na Biblioteca do SESC Londrina Centro.

À noite, o minicurso de normatização de trabalhos acadêmicos continua para o público interno do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e outro será aberto ao público, tendo início às 18h, na Biblioteca do SENAC – Região Norte. O instrutor será Marcos Moraes.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.