Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No mês de março, período de comemoração ao Dia Internacional da Mulher, todo fim de semana tem atividade pelo “Março das Palhaças”, uma programação caprichada, feita somente por palhaças da cidade, que será realizada na Vila Triolé intercalando oficinas e apresentações teatrais.

Quem abre a programação neste dia 10 é a atriz Mariana Ferrari. Das 9h às 12h, ela ministra a oficina “A dança da Palhaça”, que visa experimentar e brincar com a dança para a descoberta do corpo e ritmo de cada palhaça e palhaço. Através de exercícios que misturam as duas artes, é possível encontrar caminhos para um universo particular, autêntico e excêntrico.

A partir das 19h, a atriz apresenta o espetáculo “Vagarosa”, montagem solo onde uma mulher que espera alguém, para uma xícara de chá em uma tarde de outono. Para ela o tempo não passa, ou passa muito rápido e ela nem percebe. Enquanto espera que ninguém chegue, ela divide seus prazeres e angústias com a plateia.

Os espetáculos têm contribuição espontânea no chapéu. As oficinas custam R$ 15 ou R$ 50 pelo pacote de oficinas adultas. As inscrições podem ser feitas através do e-mail multidancarinas@gmail.com até dia09/03, com pagamento no dia da oficina.

Confira a programação completa:

10 de março:

Oficina: "A dança da palhaça"

Mariana Ferrari (Londrina/PR)

A oficina visa experimentar e brincar com a dança para a descoberta do corpo e ritmo de cada palhaça e palhaço. Através de exercícios que misturam as duas artes, é possível encontrar caminhos para um universo particular, autêntico e excêntrico.

No triolé Cultural - 10 de março de 2019  |  09h às 12h00 - Oficina Mista

Espetáculo "Vagarosa"

Mariana Ferrari (Londrina/PR)

Uma mulher que espera alguém, para uma xícara de chá em uma tarde de outono. Para ela o tempo não passa, ou passa muito rápido e ela nem percebe. Enquanto espera que ninguém chegue, ela divide seus prazeres e angustias com a plateia.

No triolé Cultural - 10 de março de 2019  |  19h00

Indicação 14 anos

Contribuição no Chapéu

16 de março:

Oficina: “Palhaçaria na Visão Feminina”

Daniele Dias (Londrina/PR)

A oficina “Palhaçaria Na Visão Feminina” terá como foco de trabalho explorar a construção da palhaça por meio de experiências práticas vividas apenas por mulheres, assim como o trabalho corporal com exercícios de improvisação, energéticos, jogos cômicos, a fim de abrir as portas para aquelas que querem conhecer esta arte ou, então, desejam iniciar os estudos dentro da palhaçaria feminina.

No triolé Cultural - 16 de março de 2019  |  09h às 12h00 - Oficina para Mulheres acima de 16 anos

Espetáculo "Que Festa é essa Criatura?"

Cia Incrível Teimosa (Londrina/PR)

Uma grande festa repleta de muita diversão é a proposta deste espetáculo e ele está para começar! Quem irá comandar tudo isso é a Incrível Teimosa, palhaça contratada pela mulher mais rica da cidade, Senhora D, que espera que tudo saia como planejado. Porém, confusões, trapalhadas e muitas surpresas nos fazem perguntar: “Que Festa é Essa, Criatura?”, pois Incrível Teimosa desmistifica a ideia de que a “palhacinha”, ou seja, a figura feminina, precisa ser sempre e somente meiga e comportada. Ela toca guitarra, gosta de rock, brinca de guerrinha de almofadas, entre muitas outras estripulias que, socialmente, pertenceria ao palhaço, ou seja, à figura masculina. Assim, estão todos convidados para esta incrível festa/espetáculo que mistura a linguagem teatral à arte da Mulher Palhaça e que, no final das contas, quer mesmo a risada do público!

No triolé Cultural - 16 de março de 2019  |  19h00

Indicação Livre

Contribuição no Chapéu

17 de março:

Oficina "Objeto e cena"

Aneliza Paiva (Londrina/PR)

A oficina propõe um olhar sobre a relação com os objetos. Investiga as diversas possibilidades de se relacionar com eles em situações de improviso. Também propõe experimentar a triangulação e o jogo, tão característicos na linguagem da(o) palhaça(o).

No triolé Cultural - 17 de março de 2019  |  09h às 12h00 - Oficina Mista

Espetáculo: “Ao Ponto”

Palhaça Frida (Londrina/PR)

Frida é filha de cozinheiros, neta de cozinheiros, bisneta de cozinheiros e assim por diante. Sua família é inteira formada por grandes chefs! Então, cozinhar é preciso. Mas, enquanto cozinha, Frida vai deixando escapar que essa não é bem sua praia. E a plateia vai percebendo que tem outra coisa que faz o coração dessa palhaça bater mais forte. Assim, mesmo cozinhando, ela brinca de ser aquilo que quer ser!

No triolé Cultural - 17 de março de 2019  |  19h00

Indicação Livre

Contribuição no Chapéu

23 de março:

Oficina “Mulheres gozadas”

Andrea Pimenta e Dannielle Gasparino do Prado (Londrina/PR)

Através da arte da palhaçaria, as mulheres são convidadas a entrarem em contato com experiências e sensações da natureza do feminino. Você sabia que a mulher quando encontra outras mulheres libera um composto químico chamado “oxitocina” que atua no cérebro e causa uma “conexão emocional”? Agora imagina um
monte de mulheres juntas!! A vivência “Mulheres Gozadas” levanta questões e possibilidades para se reconhecer, olhar, se acolher, aprender com seus ciclos internos, seus processos, pois cada Mulher é única, cada uma tem seu tempo, sua história, sua trajetória. Em meio a tantas máscaras sociais, a mulher tem a possibilidade de se reencontrar, tudo isso através da “dilatação” do nariz da palhaça, de maneira leve, lúdica e amorosa.

No triolé Cultural - 23 de março de 2019  |  09h às 12h00 - Oficina para Mulheres acima de 16 anos

Espetáculo: “Malagueta Dorminhoca”

Palhaça Malagueta (Londrina/PR)

A partir de brincadeiras que envolvem o universo das crianças pequenas, a historia é narrada utilizando elementos sensoriais e movimento como base. A Palhaça Malagueta quem conta as histórias e leva a magia da palhaça com muita sutiliza e delicadeza para a vida poética dos pequenos. Uma palhaça acalentando um bebê que vira brinquedo, que vira bebê e que se transforma nas histórias: Medo do Escuro – Antonio Carlos Pacheco e Maria Vai Com as Outras – Sylvia Orthof criam uma atmosfera de encantamento onde os pequeninos se identificam e se divertem.

No triolé Cultural - 23 de março de 2019  |  17h00

Indicação para crianças de 0 a 7 anos.

24 de março:

Oficina “Meu corpo cômico”

Juliana Galante (Londrina/PR)

Nesta oficina iremos trabalhar com jogos que afloram a personalidade de cada participante, através da experimentação do corpo enquanto expositor da comicidade pessoal. O foco primeiro desta oficina é a observação e percepção dos detalhes nas ações e da espontaneidade no jogo. Para isso, trabalharemos com os “erros” de cada um, os problemas que surgem e com os menores detalhes deles, pois é no erro que encontramos o acerto do palhaço. A ideia é descobrir nosso lado cômico, não necessariamente “encontrar” nosso palhaço, mas nos encontrar, enquanto seres graciosos, ingênuos e portadores de uma comicidade peculiar.

No triolé Cultural - 24 de março de 2019  |  09h às 12h00 - Oficina Mista

Espetáculo: “Plano nº 269”

Palhaça Adelaide (Londrina/PR)

Depois de muitas tentativas fracassadas a Super Adelaide cria um plano infalível para salvar os animais do terrível zoológico. Com o plano no 269 em mãos e sua bolsa cheia de surpresas, a palhaça faz do público seu cúmplice nessa missão. Entre tropeços, paqueras e trapalhadas, ela revela seus superpoderes e todo seu charme nessa aventura. Conseguirá por fim cumprir essa missão ou apenas transformará tudo em um caos?

No triolé Cultural - 24 de março de 2019  |  19h00

Indicação Livre

Contribuição no Chapéu

31 de março:

Oficina: “Jogos Lúdicos”

Aneliza Paiva, Juliana Galante e Mariana Ferrari (Londrina/PR)

Essa oficina, exclusiva para crianças, trabalhará com jogos divertidos, que dilatam a imaginação e aguçam a criatividade. Brincadeiras e improvisação, práticas que já são comuns ao universo da criança, agora sob o olhar cômico da palhaçaria.

No triolé Cultural - 31 de março de 2019  |  09h às 12h00 - Oficina para Crianças de 07 a 12 anos

Espetáculo "Cabaré Das Muié"

Sindicato de Palhaças e Palhaços de Londrina (Londrina/PR)

Em busca da valorização da palhaça e da comicidade feminina, o Sindicato de Palhaças e Palhaços de Londrina tem a alegria de apresentar dentro da programação do Março das Palhaças o “II Cabaré das Muié”. Um Cabaré feito 100% por palhaças de Londrina!

No triolé Cultural - 31 de março de 2019  |  19h00

Indicação Livre

Contribuição no Chapéu.

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Foto Marina Wang
Foto Fabio Alcover FRIDA
Vagarosa - Foto Letícia Pocaia

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.