Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Movimento dos Artistas de Rua de Londrina convida quem já viveu memórias no antigo prédio da Ules para produção de livro e documentário

O Movimento dos Artistas de Rua de Londrina – Marl – está em busca de pessoas que vivenciaram memórias na antiga sede da Ules – União Londrinense dos Estudantes Secundaristas, hoje o Canto do Marl, sede do movimento artístico. A procura é por quem viveu histórias no espaço enquanto era ocupado pelos estudantes e possa compartilhar suas vivências.

O chamado é para as pessoas que tiveram alguma relação com o espaço desde quando ele foi construído, final da década de 1950, até o momento em que ele deixou de ser usado pela Ules, em meados dos anos 2000. Desde sua construção muita história se passou e o Marl está coletando lembranças para a composição de um livro e um filme documentário, dentro do projeto Lugar de Vivências, realizado pelo movimento artístico desde 2016.

No momento, o projeto está em fase de pesquisa documental em jornais e atas da Câmara Municipal de Londrina e coleta de depoimentos. A demanda é por pessoas que possam contar suas vivências em forma de depoimentos, que serão utilizados no documentário.

A pesquisa será pautada pela marca da esperança, representada pelos dois movimentos que ocuparam o prédio em momentos distintos. Suscitaram um compromisso com o futuro e transformação das gerações vindouras.

O projeto

Desde 2016, o Movimento dos Artistas de Rua de Londrina, por meio da Escola Popular de Fotografia e Cinema, realiza um trabalho de valorização do patrimônio material e imaterial da cidade. Já foi realizada dentro do projeto uma montagem com exibições simultâneas de seis filmes sobre a memória de pessoas que tiveram contato com o prédio, quando era sede da Ules, e quando foi ocupado pelo Marl, no final de 2016. E, no final de dezembro de 2018, foi realizada e uma oficina sobre memória voltada para docentes na sede do movimento.

O projeto intitulado Lugar de Vivências: preservação das memórias e histórias de um prédio habitado pela esperança estudantil e artística visa a produção de um livro e um filme documentário sobre o espaço baseando-se em pesquisas em jornais, atas da Câmara Municipal de Londrina e entrevistas com pessoas que guardam vivências no local, além da constituição de um inventário para ajudar em pesquisas sobre o prédio.

Lugar de Vivências é realizado em parceria com a Universidade Estadual de Londrina e patrocinado pelo município de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo a Cultura, desde novembro de 2018.

O prédio em questão foi ocupado pelo Marl em 2016 e recentemente seu uso foi cedido ao movimento, por meio de lei municipal.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.