Londrina recebe a 3ª Mostra Online de Curtas e Vídeos da Escola Rural de Cinema
Destaque fica por conta do curta-metragem "O Jogo dos Espíritos"
De 04 a 06 de agosto, acontece a 3ª Mostra Online de Curtas e Vídeos da Escola Rural de Cinema. Na programação, serão exibidos no YouTube os filmes produzidos ao longo dos últimos três anos de realização do projeto.
Mas o destaque fica por conta do curta-metragem "O Jogo dos Espíritos*", primeira obra produzida presencialmente pelos jovens da oficina em janeiro de 2023.
Todo o processo formativo e criativo do filme está disponível pelo site: https://escolaruraldecinema.com/
O Jogo dos Espíritos
Sinopse: Um grupo de amigas se envolve em um arriscado jogo de perguntas e respostas, evocando sem querer uma maldição do passado que trará consequências irreversíveis a vida de cada uma delas.
*Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos - Medo
O Projeto
A Escola Rural de Cinema é um projeto de oficina cultural de ensino-aprendizagem de linguagem e realização cinematográfica, criado e dirigido pela roteirista londrinense Angélica Cristtina, com foco em adolescentes, de 13 a 18 anos, moradores dos distritos rurais de Londrina.
A terceira edição do projeto, conduzida pela primeira vez de forma totalmente presencial após a pandemia, foi realizada no Colégio Estadual do Patrimônio Regina, no Distrito do Espírito Santo, zona sul da cidade, entre os meses de setembro de 2022 e maio de 2023.
A oficina foi dividida em cinco módulos: roteiro, direção, fotografia, som e direção de arte, totalizando 23 encontros formativos, além de três diárias de filmagem que resultaram na realização do curta-metragem "O Jogo dos Espíritos".
O objetivo da oficina foi proporcionar a iniciação artística aos participantes, a partir de uma experiência completa e coletiva da produção cinematográfica. Assim, o intuito do projeto foi contribuir para enriquecer a leitura de mundo e melhorar a qualidade de vida dos jovens, com a valorização do território onde vivem por meio do cinema.
Para isso, o projeto buscou colocar os jovens em posição de protagonismo no processo criativo, desenvolvendo, além da técnica, competências como criatividade, cooperação, planejamento, gestão de tempo e resiliência.
A Escola Rural de Cinema participa da Rede de Cultura da Fábrica, programa da Secretaria Municipal de Cultura, e conta com patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina via PROMIC - Programa Municipal de Incentivo à Cultura.
Asimp/Escola Rural de Cinema
#JornalUniãoLeia também: