Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Espetáculo escrito e dirigido pelo maringaense Douglas Kodi é inspirado em textos e vida de Dario Fo, Paulo Leminski, Cláudio Seto, pioneiro dos mangás no Brasil e Hiroo Onoda, soldado japonês que não se rendeu após o término da Segunda Guerra Mundial

Londrina receberá na próxima sexta-feira, (08 de julho) o espetáculo teatral O Soldado, A Tigresa e Uma Outra História. A apresentação, única na cidade, acontecerá no espaço AML Cultural, localizado no Centro, na Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130, às 19h30. A entrada é gratuita, os ingressos devem ser reservados através de um formulário online e a classificação é livre.

O texto e a direção de “O Soldado, A Tigresa e Uma Outra História” são de Douglas Kodi, ator e diretor que tem como base de atuação a Commedia dell'arte. Ele se inspirou livremente nas vidas e nas obras de Dario Fo, um dos mais importantes dramaturgos e escritores italianos, Cláudio Seto, pioneiro dos mangás (quadrinhos japoneses) no Brasil, Hiroo Onoda, soldado japonês que não se rendeu após o término da Segunda Guerra Mundial, e Paulo Leminski, principal expoente da poesia paranaense.

Quem comparecer ao AML Cultural em Londrina será levado ao universo fantástico das lendas e fábulas japonesas, que inspiraram algumas das produções mais populares da cultura pop mundial contemporânea, como os animes que atravessam gerações e os filmes de animação que marcam pela beleza estética e pela forma como lidam com as questões mais sensíveis da humanidade:"O Soldado e a Tigresa é uma história que escutei do meu bisavô, de quando ele foi para a guerra, embarcou no navio Ashigarô, enfrentou uma batalha violenta, tomou um tiro na perna, fugiu do conflito com a ajuda de companheiros em um bote, chegou a um lugar abandonado na Ásia, foi abandonado pelos companheiros, seguiu caminho sozinho em um dilúvio e encontrou abrigo em uma caverna já habitada por uma tigresa e um tigrinho. Depois, ele voltou para casa com a ajuda de um novo amigo, mas essa é uma outra história."

O espetáculo, que está circulando por várias cidades da região, é resultado de um projeto que também ofereceu quatro oficinas de Teatro gratuitas aos paranaenses. A iniciativa foi aprovada no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, o PROFICE, da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Governo do Estado do Paraná e conta com o apoio da Companhia Paranaense de Energia, a Copel e da AML – Associação Médica de Londrina. As reservas de ingressos estão esgotadas e a produção vai abrir, no dia do espetáculo, uma fila de espera por ordem de chegada, sujeita à lotação do espaço. Na prática, as reservas feitas on-line valem até às 19h30, após esse horário, a produção vai disponibilizar os lugares remanescentes ao público da fila de espera até a lotação máxima da casa.

A realização do espetáculo em Londrina é uma iniciativa da Ichisato Produções artísticas, organização fundada em 2019 por Renata Ichisato e que já Integrou a produção de grandes festivais na cidade, como o FILO (Festival Internacional de Londrina), o Festival Internacional de Dança de Londrina e o CICLO (Circuito de Artes e Conceitos de Londrina). A apresentação também conta com o apoio da AML Cultural.

Sinopse curta

O Soldado e a Tigresa é uma história que escutei do meu bisavô, de quando ele foi para a guerra, embarcou no navio Ashigarô, enfrentou uma batalha violenta, tomou um tiro na perna, fugiu do conflito com a ajuda de companheiros em um bote, chegou a um lugar abandonado na Ásia, foi abandonado pelos companheiros, seguiu caminho sozinho em um dilúvio e encontrou abrigo em uma caverna já habitada por uma tigresa e um tigrinho. Depois, ele voltou para casa com a ajuda de um novo amigo, mas essa é uma outra história.

Janaina Avila/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.