Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O projeto CineSolarzinho exibe filmes infantis, de maneira gratuita, por meio de vans adaptadas para uso de energia solar; iniciativa também oferece oficinas sobre tecnologia, cinema e sustentabilidade

Londrina recebe pela primeira vez, nesta sexta-feira (19), o projeto de cinema itinerante CineSolar, que mantém o CineSolarzinho, iniciativa voltada à exibição de filmes infantis. Além disso, por meio de oficinas que integram arte, tecnologia e sustentabilidade, o projeto visa promover práticas sustentáveis para o dia a dia, desde a separação de resíduos à reutilização de materiais recicláveis.

O CineSolarzinho funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que são adaptadas com placas fotovoltaicas e contém um sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada veículo também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público, e todo o sistema de som e projeção para o cinema. O projeto surgiu em julho de 2013, sendo o primeiro cinema móvel movido a energia solar do Brasil.

A exibição desta sexta-feira (19) será realizada na Praça Valdemir de Brito, localizada na zona norte de Londrina. Em caso de chuva, a atividade será transferida para o interior da Vila Cultural Flapt (R. Lino Sachetin, 498). A apresentação é gratuita e conta com a distribuição de pipoca grátis. A partir das 18h, serão exibidos curtas metragens nacionais e, na sequência, a atração será o filme Rio 2. O evento de sexta-feira conta com apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e o CineSolar é patrocinado pelo Banco BV.

De acordo com a coordenadora e idealizadora do projeto, Cynthia Alario, o tema da energia solar ainda é novo e gera muita curiosidade. “Na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga. Tudo fica acessível e as crianças adoram”, destacou.

A programação inclui a apresentação de um curta-metragem especial, produzido pelos estudantes da rede pública de Londrina. O trabalho foi desenvolvido junto aos alunos do Colégio Estadual Professora Ubedulha Correia de Oliveira, no Conjunto Luiz de Sá, durante a Oficinema realizada na última sexta-feira (12), das 14h às 17h, que uniu a linguagem audiovisual à educação ambiental.

Para o diretor executivo de varejo do banco BV, Flávio Suchek, fazer parte desse projeto pioneiro é uma grande honra. “Como um dos líderes do mercado de financiamento de energia solar, sabemos da importância de levar pelo país a mensagem de sustentabilidade que esse mercado traz, além de alinhar com um tema relevante que é a cultura”, disse.

Na sessão gratuita, o público também pode conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo que carrega todo o cinema. O público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica. Os infográficos, a iluminação e a decoração especial – feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma – são uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades.

Segundo a diretora de Ação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Maria Luiza Fontenelle, o projeto CineSolarzinho consegue unir a arte e a sustentabilidade por meio do cinema. “O projeto mostra a energia solar como uma fonte renovável e limpa. A vinda deste projeto para Londrina é uma forma de trabalhar a temática da preservação e sustentabilidade desde a infância por meio das oficinas”, ressaltou.

Alcance

O CineSolar integra a Solar World Cinema, uma rede internacional de cinemas itinerantes movidos a energia solar, com a participação de vários países como Holanda, África do Sul, Nepal, Chile, Croácia e Austrália, entre outros. Desde a criação do CineSolarzinho, já foram realizadas mais de 1.300 exibições, apresentando mais de 150 filmes, passando por 476 cidades, percorrendo mais de 250 mil quilômetros e levando o CineSolarzinho para mais de 200 mil pessoas.

O CineSolar conta com o patrocínio institucional da Mercedes-Benz – Cars & Vans Brasil; parceria com a Sices Solar e da Clarios – com a bateria Heliar e a Freedom Estacionária, e apoio das marcas Biowash, Cicloway e Bio 2. O projeto também realiza compensação de carbono em parceria com a Ecooar e promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade Internacional da Paz).

Marcelo Cordero/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.