Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Jardim Bandeirantes, na região oeste da cidade, se tornará uma grande praça de serviços e atendimentos gratuitos ao público londrinense, no dia 18 de março, quando será realizado o Projeto Feira da Cidadania. A iniciativa, desenvolvida pelo Governo do Paraná, sairá pela primeira vez dos limites da capital Curitiba, tendo Londrina como parceira e polo inicial das ações. A novidade foi confirmada nesta terça-feira (4), durante reunião na sede da Prefeitura de Londrina, envolvendo representantes da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF-PR), e de várias secretarias e órgãos municipais. O encontro serviu para consolidar o evento, debater e alinhar as estratégias para a viabilização dos trabalhos.

Agendada para o dia 18 de março, quarta-feira, inicialmente das 8h às 19h, a feira irá concentrar, em um só local, uma série de serviços para a comunidade, com prioridade à população de baixa renda. A intenção é oferecer orientações sobre programas e serviços, vagas de emprego, saúde, educação, esporte, assistência social, lazer e cultura, entre outros atrativos. O espaço escolhido foi a Praça Serra das Laranjeiras, que fica na Avenida Serra da Esperança com a Rua Serra do Mel. Esta praça foi totalmente revitalizada pela Prefeitura, em 2019, e ganhou um Complexo Esportivo com campo sintético, quadra de basquete e pista de skate.

Segundo o coordenador dos Escritórios Regionais, da SEJUF, Jorge Luiz Ledebur Neves, que esteve na reunião, Londrina receberá as primeiras ações da Feira da Cidadania fora da capital. O projeto contemplará cidades com mais de 200 mil habitantes. Em Londrina, a expectativa é atender milhares de pessoas durante o evento.“Escolhemos Londrina por conta de sua estrutura e capacidade de ofertar e comportar uma grande demanda de serviços, além de vários projetos exemplares que vem executando em diferentes áreas. Isso credencia a cidade, e outro fator é a afinidade existente entre o poder municipal de Londrina com a gestão atual do Governo do Paraná”, disse.

A chefe do Escritório Regional da SEJUF de Londrina, Deise Tokano, também participou e acrescentou que o objetivo das ações, para onde forem levadas, é criar um forte canal de atendimento à população, beneficiando milhares de pessoas em um só dia com vários serviços e políticas públicas. “Essa é a primeira vez que uma feira de grande porte é desenvolvida em Londrina na atual gestão do Estado. Esperamos que a primeira edição tenha total sucesso e volte a ser feito aqui novamente”, frisou.

Coordenador das atividades da Feira da Cidadania, por parte do gabinete da Prefeitura de Londrina, Matheus Thum informou que a parceria com o Estado visa ofertar parte dos melhores serviços disponíveis e ampliar o acesso aos moradores dos bairros. “A meta é levar informações aos cidadãos e facilitar o acesso a programas e projetos desenvolvidos em Londrina e no âmbito estadual. O Jardim Bandeirantes é uma área importante da região oeste e, por meio de sua associação de moradores, apoia a iniciativa. Os moradores serão mobilizados para fortalecer o projeto. Todas as secretarias e órgãos participantes se empenharão ao máximo para tornar a iniciativa um sucesso. Futuramente, esperamos repetir a realização em nossa cidade”, enfatizou.

Durante a Feira, o governo estadual levará a Londrina toda sua estrutura, disponibilizando equipamentos e ônibus para atendimentos da Agência do Trabalhador, com oferta de vagas e cadastramento de pessoas interessadas em obter emprego, da Companhia Paranaense de Energia (COPEL), serviços da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), orientação do Departamento de Trânsito (DETRAN), e da equipe da SEJUF, que atuará com projetos como o ID Jovem e o Nota Paraná.

O Município cederá o espaço público e servidores de várias secretarias e órgãos para atuarem nas atividades, e captará parceiros locais para fortalecer a participação, além de colaborar com a montagem da estrutura física. Está prevista a participação de instituições de Londrina, entidades filantrópicas, beneficentes, entre outras.

Participaram da reunião, no gabinete da Prefeitura, servidores, secretários municipais e representantes de órgãos, envolvendo vários segmentos: Educação, Assistência Social,Trabalho, Emprego e Renda, Defesa Social, CODEL, COHAB, entre outros.

N.Com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.