Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Londrina é uma cidade cheia de antagonismos. Reduto de ciência e tecnologia, mas berço do reacionarismo político e do negacionismo; espaço de arte e cultura, mas ao mesmo tempo lugar de coerção e manifestação de ódio contra artistas e produtores culturais; cidade progressista, mesmo sendo relativamente nova, mas que resiste em dar um passo à frente no que se refere a um modo de viver tranquilo entre o velho e novo. Tudo isso se reflete, direta ou indiretamente nos espaços públicos e privados da nossa urbe, que por motivos mais variados, e que espelham bem o pluralismo e os ranços de arrivistas que não viram seu sonho de riqueza prosperar, acabam sendo abandonados à própria sorte. Lugares que contam (ou deveriam contar) histórias são deixados de lado, colocados no chão, viram abrigos para drogados ou sem-teto. Quantas memórias são, direta ou indiretamente assassinadas com o abandono e destruição desses espaços?

Esse é o tema do curta-metragem URBEX: ESPAÇOS ABANDONADOS LONDRINA da arquiteta e urbanista, atriz, produtora e artista londrinense Raissa Bessa que estreia no próximo dia 29/3 às 19:30 no Youtube e no Instagram, ficando disponível até o dia 31 à meia-noite. O vídeo é uma extensão do projeto de doutorado da londrinense, cujo objeto são exatamente os espaços abandonados em Londrina, e foi realizado com o apoio do PROMIC.

Em pouco mais de doze minutos, o vídeo mostra – numa linguagem poética – como a cidade foi vendo seus espaços sendo invadidos e, posteriormente serem abandonados pelos mais diferentes motivos. Lugares que deveriam ser espaços de convivência, de brotar de histórias, de partilha de arte e cultura acabam se constituindo em cemitérios vivos de construção, espaços de nada. Assim acontece com o que deveria ser o Teatro Municipal, o que era o Hotel Sahão, no centro da cidade, o Shopping Automotivo na Leste Oeste, entre outros.

O documentário tem o roteiro assinado pela própria Raíssa e pelo escritor e poeta londrinense Eduardo Baccarin-Costa, conta com trilha sonora do músico londrinense Fabrício Martins e Paulo Vitor Poloni que também faz a narração ao lado de Raíssa e da atriz Raquel Sant’Anna, tendo a montagem da arquiteta e urbanistaLouisaSavignon e arte gráfica de Rafael Santana.

O curta-metragem pode ser acessado no Canal Raissa Bessa Ateliê, do Youtube e na página do Instagram @urbexlondrina a partir do dia 29/03 às 19:30 até a meia-noite do dia 31/03.

Vozes:

Paulo Vitor Poloni

Raíssa Bessa

Raquel Sant’Anna

Montagem:

LouisaSavignon

Trilha sonora:

Paulo Vitor Poloni

Fabrício Martins

Produção de áudio:

Nosso Canto Produções

Roteiro:

Eduardo Baccarin-Costa

Raíssa Bessa

Câmera:

Raíssa Bessa

Fotografias de drone:

João Antonio

Fotografias Antigas:

Acervo museu histórico

Imagem do livro:

OSGEMEOS: Segredos. Curitiba, PR: Museu Oscar Niemeyer, 2021.

Revisão de roteiro:

Rebeca Santana Vilela

ThamineAyoub

Arte gráfica:

Rafael Santana

Claudia Silva/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.