Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ao todo, 26 atividades serão realizadas em nove locais diferentes da cidade, a fim de promover uma reflexão sobre a atuação fundamental dos museus como impulsionadores de educação e pesquisa

Com uma programação voltada a celebrar o Dia Internacional de Museus, comemorado no dia 18 de maio, a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) participa da 22ª Semana Nacional de Museus, entre segunda-feira (13) e o próximo domingo (19).

Neste ano, as ações serão voltadas para a temática “Museus, Educação e Pesquisa”, proposta pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), que busca apresentar uma reflexão sobre a atuação fundamental dos museus como impulsionadores de educação e pesquisa. A Semana Nacional de Museus é uma iniciativa coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que estimula museus e outras instituições culturais brasileiras a desenvolverem programações a partir de um tema em comum.

Em consonância com o tema da Semana, as equipes dos museus e instituições voltadas à preservação da memória de Londrina se reuniram para estabelecer, de forma conjunta, uma programação local. A iniciativa busca trazer para a população de Londrina e região, bem como para as equipes das instituições participantes, uma gama variada de atividades relacionadas às questões museais.

Segundo a diretora de Ação Cultural da SMC, Maria Luísa Alves Fontenelle, a participação do MAL em programações culturais nacionais proporciona momentos de troca significativos para os envolvidos.

“Aqui em nossa região, o Museu de Arte sempre participou e esteve próximo das ações do Museu Histórico de Londrina, em uma parceria para a realização de atividades. E, nos últimos anos, também tivemos diversas oportunidades de atuar em conjunto com museus das cidades vizinhas. Isso é uma coisa muito bacana, pois existe uma troca de conhecimento e de metodologias de trabalho, refletindo, inclusive, em uma melhoria das nossas propostas para o atendimento ao público nas ações que ofertamos. Então, a importância da participação está tanto nessa presença do museu, ofertando uma programação que o coloca em contato com uma iniciativa nacional, como, também, nessas interlocuções com os outros programas e instituições relacionadas à memória da nossa cidade e região”, afirmou Fontenelle.

Ao todo, 26 ações serão realizadas, entre atividades e exposições, em nove locais diferentes, entre eles o Museu de Arte de Londrina, o Museu Histórico de Londrina e o Museu da Sociedade Rural do Paraná.

Entre as iniciativas integrantes da programação está o Abraço da Paz no Museu de Arte de Londrina (MAL), localizado na rua Sergipe, 640, Centro. A ação, que será realizada na segunda-feira (13) das 10h às 11h, celebra a trajetória de 31 anos da instituição e marca o início da programação local da Semana Nacional de Museus. O evento é aberto a todos os interessados que desejam participar deste momento, sem necessidade de inscrição prévia.

Já na terça (14), das 8h às 10h, será promovida no Museu Histórico de Londrina a atividade “Cápsulas do Tempo no Museu Histórico”. Nesta ação, será feita a entrega de cápsulas do tempo produzidas por alunos da disciplina de história do Colégio Estadual Newton Guimarães, e que ficarão arquivadas no Museu.

Para conferir a programação completa, bem como as datas e locais das ações que fazem parte da 22ª Semana Nacional de Museus, basta acessar o perfil de Instagram do Museu Histórico de Londrina.

Os interessados em participar das atividades devem fazer suas inscrições até segunda (13), por meio do formulário on-line disponibilizado pelo site de Gestão de Eventos e Cursos da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Luiza Arlindo/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.