Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ação será realizada no Colégio Estadual Vicente Rijo e é voltada para alunos e professores, que poderão conversar com o autor Marco Fabiani sobre como é a experiência de escrever um livro

O Festival Literário de Londrina – Londrix realiza nesta quinta-feira (8), a partir das 14h, o lançamento do livro “Um dedo de prosa” de Marco Antonio Fabiani, no Colégio Estadual Vicente Rijo, localizado na Avenida Juscelino Kubitschek, 2.372. Direcionado aos alunos e professores da instituição, o evento contará ainda com um bate-papo com o autor e doação gratuita de exemplares. O objetivo é promover uma performance literária que, além de estender o texto impresso para a voz, reúne pessoas para o exercício da sensibilização e da empatia.

Composto por poemas, crônicas e contos, o livro é um dos resultados da iniciativa “Um dedo de prosa”, que é realizada por meio do Londrix desde 2009, tendo sido levada a escolas a partir de 2011. Ao promover encontros e a doação gratuita de livros, o projeto visa contribuir para a ampliação das práticas de leitura de crianças e adolescentes, além da divulgação e distribuição da produção literária local. Dessa forma, pretende contribuir para expandir o universo de leitores e melhorar as condições econômicas de toda a cadeia produtiva do livro. O Londrix conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

De acordo com Marco Antonio Fabiani, as atividades realizadas por meio do “Um Dedo de Prosa” representam uma contribuição para a literatura de Londrina. “Nós vamos até as escolas e desmistificamos o que é ser um escritor, mostramos para os alunos que somos pessoas do dia a dia e que a literatura está à disposição de qualquer um. Estimulamos ainda que os jovens venham a conhecer um pouco mais sobre a literatura e, com isso, vamos criando um vínculo entre leitor e autor”, destacou.

A diretora do Londrix, Chris Vianna, conta que a iniciativa começou a distribuir livros a partir de 2015. “Sentimos a necessidade de fazer algo que perpetuasse a lembrança e os objetivos do encontro, por isso, os autores participantes do projeto cederam seus textos. Como resultado palpável, podemos citar o acesso pela primeira vez ao livro, pois muitas dessas pessoas não possuem uma biblioteca em casa e, por não terem desenvolvido o gosto pela leitura, não frequentam bibliotecas”, afirmou.

Sobre o autor

O londrinense Marco Antonio Fabiani é médico e autor de diversos livros, assim como membro da Academia Londrinense de Letras, Ciências e Artes.

Entre 2018 e 2019, Fabiani foi contemplado com a Bolsa Circulação do Promic, e realizou atividades de difusão da literatura em cidades vizinhas de Londrina como Cambé, Ibiporã, Rolândia, Primeiro de Maio, Bela Vista do Paraíso e Sabáudia, e também em escolas dos distritos rurais de Londrina.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a diretora do Londrix, Chris Vianna, pelo telefone (43) 99941-7414.

Marcelo Cordero/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.