Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atividade gratuita faz parte do projeto Toda Quinta tem História, da Secretaria Municipal de Cultura

Nesta quinta-feira (30), a partir das 14h, as crianças estão convidadas para participar da contação de histórias do livro “Mãe África: mitos, lendas, fábulas e contos”, de Celso Sisto, que acontecerá na sede da Biblioteca Eugênia Monfranati, da Região Sul. A biblioteca fica na Avenida Guilherme de Almeida, 2.260, Jardim Itapoã. Não é necessário se inscrever antecipadamente.

A contadora de histórias será Gisele Chiari, que trará a fábula “O Coração do Baobá”, um conto original do sul da África. Ela é doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP), onde também fez mestrado e graduação em Letras. Atualmente, participa do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Segundo ela, a fábula escolhida conduz a uma reflexão moral, em que além da árvore da vida, há duas personagens que são animais e agem como humanos, uma lebre e uma hiena. A hiena é muito gananciosa e, ao final da história, vai ser castigada e a lebre, diferentemente, vai ter sua recompensa. “Eu menciono e mostro os livros para as crianças e falo um pouco do baobá, que é uma árvore sagrada, considerada a árvore da vida e muito especial. A mediação é composta pela contação da história em si, e a gente procura incluir uma parte musicada. Nessa apresentação, além dessa história africana, eu vou contar histórias de outras culturas, para que a criança perceba essa pluralidade, porque todas as culturas têm suas histórias, que se encontram e desencontram, e todas têm sua importância”, explicou Chiari.

A obra é uma coletânea com 30 histórias de povos africanos, escritas a partir de contos africanos orais; segundo o autor, essas narrativas são consideradas heranças culturais e um patrimônio histórico. Para produzir a obra, Sisto consultou publicações em vários idiomas, como inglês, francês e espanhol, assim como colheu relatos de contadores nativos da África e de descendentes de africanos. O resultado é um livro colorido e com várias ilustrações do próprio autor. Na obra, há as histórias da tartaruga e do elefante (Togo, Benin e parte ocidental da Nigéria); Makoma, o maioral (Zimbábue e Zâmbia); e Omar, as mil ramas de açafrão e os escorpiões (norte da África), entre outras.

Nessa contação de histórias, vão participar 50 alunos que estudam em duas turmas da Escola Municipal Osvaldo Cruz.  A Biblioteca da Região Sul faz parte do Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), e conta com o projeto “Toda Quinta Tem História”, que é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio da Diretoria de Bibliotecas. O objetivo é estimular e incentivar o hábito da leitura, principalmente entre crianças. Para isso, desde 2017, o projeto percorre as bibliotecas de diferentes regiões da cidade com atividades lúdicas abertas ao público em geral.

Celso Sisto é escritor e ilustrador, contador de histórias, ator, arte-educador, especialista em Literatura Infantil e Juvenil e mestre em Literatura. Nos últimos anos, dedica-se ao ensino universitário, aos cursos de formação de contadores de histórias e aos espetáculos de narração oral de histórias, no Brasil e no exterior.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.