Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Afim de fortalecer a cultura da cooperação, sustentabilidade e integração, projeto promovido pelo Instituto Sicoob incentiva debates sobre inclusão social em salas de aula

Em sua 8ª edição consecutiva, o Concurso Cultural Cooperativista, promovido pelo Instituto Sicoob, aborda junto à alunos do 3º e 5º ano do ensino fundamental I de escolas públicas e particulares, assuntos relacionados a acessibilidade, inclusão social e preocupação local. Este ano, o projeto alcançou, entre os estados do Amapá, Espírito Santo, Pará, Paraná e Rio de Janeiro, mais de 445 escolas inscritas, cerca de 25% à mais visto ao ano anterior.

Diante o tema “Cooperar para incluir: Um por todos e todos por um”, o Concurso Cultural fomenta a produção de desenhos e redações afim de buscar o fortalecimento e a disseminação da cultura cooperativista além de promover debates em salas de aula. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora e as três melhores produções de cada categoria serão premiadas nas etapas: local, regional e nacional. Para premiações, na categoria redação, serão avaliados critérios como texto narrativo, sequência lógica, gramática, originalidade e criatividade na construção da obra, enquanto no desenho serão analisadas questões voltadas a abordagem correta do tema, capricho, originalidade e criatividade.

Para essa nova edição, o projeto traz novidades: Alinhado as práticas disseminadas pelo tema proposto deste ano, o Instituto Sicoob, afim de incentivar e oferecer oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todos, disponibilizou o material de aplicação do programa também em formado de audiodescrição afim de atender alunos que possuam deficiência visual. “Essa preocupação surgiu a partir das edições anteriores, onde as cooperativas ligadas ao sistema Sicoob, evidenciaram a presença de crianças portadoras de deficiência visual e, que se sentiram impedidas de participar do projeto. Dessa forma, o Instituto Sicoob promoveu a confecção de um material apropriado, para que esses alunos possam ser incluídos e compartilhar da essência do cooperativismo”, expõe a Supervisora do Instituto Sicoob, Júlia Fagan.

Fernanda Pedrone/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.