Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Além da master class, seis filmes do roteirista e diretor pernambucano compõem a terceira mostra retrospectiva do Roteiros em Circuito (REC).

As inscrições para a aula gratuita e online de criação de roteiros cinematográficos com o cineasta Marcelo Pedroso estão abertas no site https://rec.grafatorio.com . A master class será realizada pela plataforma Zoom no dia 12 de novembro (quinta-feira), às 19h30, e faz parte do projeto REC - Roteiros em Circuito. Além da aula, seis filmes do roteirista e diretor pernambucano estarão disponíveis para serem assistidos online e gratuitamente aos que se inscreverem para participar. Esta é a terceira master class e a terceira mostra retrospectiva realizadas pelo projeto em 2020.

Marcelo Pedroso

Como diretor de cinema desde 2005, Marcelo Pedroso teve trabalhos premiados em importantes festivais brasileiros como a Mostra Internacional de São Paulo, o Cine Esquema Novo (RS) e a Mostra do Filme Livre (RJ).

Entre seus trabalhos em longa-metragem estão “Brasil S/A” (2014), “Pacific” (2009) e “KFZ-1348” (2007), tendo também realizado curtas como “Corpo Presente” (2011) e “Aeroporto” (2010). Pedroso também participa de diversos projetos pedagógicos, como membro do conselho do Vídeo nas Aldeias, com destacada atuação em formação audiovisual para comunidades indígenas, e realiza oficinas e cursos de cinema em diversas instituições e faculdades pelo Brasil.

Na master class, em uma conversa entre mediador e convidado, o cineasta falará sobre a sua obra, os elementos de seus roteiros, os desafios da escrita cinematográfica, as possibilidades da linguagem, comunicação de narrativas audiovisuais e etapas do processo de execução de um filme, da ideia original à finalização. A atividade será guiada pelos seguintes tópicos: Premissa/Ideia/Concepção; Intenção/Ângulo; Pesquisa; Personagem; Estrutura; Diálogos e Da palavra à imagem.

Mediação

O mediador da master class de Marcelo Pedroso será William Biagioli. Cineclubista, programador, roteirista e diretor residente em Curitiba (PR), Biagioli roteirizou e dirigiu os curtas-metragens “Curitiba: a maior e melhor cidade do mundo”, “O Estacionamento” e co-dirigiu com Eugenia Castello o curta-metragem “Duda”. Seus filmes foram exibidos e premiados em festivais nacionais e também exibidos internacionalmente.

Sobre o REC - Roteiros em Circuito

Idealizado para fomentar o desenvolvimento da escrita cinematográfica em Londrina (PR) e no Brasil, o projeto Roteiros em Circuito (REC) oferece ao público uma série de atividades focadas no tema: master classes com cineastas, mostras retrospectivas de seus trabalhos e oficinas formativas focadas no roteiro para cinema.

Os ministrantes convidados para a primeira edição do REC são Aly Muritiba, Paula Gaitán, Marcelo Pedroso e Hilton Lacerda. Entre 10 de outubro e 26 novembro, de forma online e com inscrição gratuita, estes cineastas falam sobre criação de roteiro e terão mostras retrospectivas que exibirão alguns de seus principais filmes. O projeto prevê ainda a publicação de um livro com o conteúdo das master classes.

Após esta etapa, o REC promoverá oficinas formativas com os mesmos cineastas e também um pitching com os alunos, ações previstas para 2021. Os detalhes sobre essas oficinas, incluindo datas e aberturas de inscrições, serão divulgados posteriormente.  Mais informações e detalhes podem ser encontrados no site do REC (https://rec.grafatorio.com/).

O REC é uma produção da UABI Filmes com realização do Grafatório e patrocínio da Prefeitura de Londrina através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).

Teixeira Quintiliano/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.