Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Uma oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a vida e obra do artista paranaense Paulo Leminski. Entre os dias 23 de março e 19 de maio, a programação da exposição Múltiplo Leminski - em cartaz no Museu Histórico de Londrina até 30 de junho - vai contar com uma mostra audiovisual gratuita de vídeos relacionados ao universo do poeta. Por meio de longas-metragens, curtas e documentários, será possível compreender mais sobre as diversas faces de Leminski: escritor, poeta, músico, compositor, romancista, tradutor, ensaísta, judoca e publicitário. As exibições acontecem nos dias 23 e 24 de março, além de 18 e 19 de maio, a partir das 16h, no Museu Histórico de Londrina. A exposição Múltiplo Leminski é um projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Paraná e tem apoio da Copel, da Secretaria de Cultura de Londrina, Prefeitura de Londrina e Universidade Estadual de Londrina.

Edméia Aparecida Ribeiro com as curadoras da exposição, Aurea Leminski, Estrela Ruiz Leminski e Alice Ruiz durante o evento de abertura da mostra Múltiplo Leminski. A 10ª edição da exposição sobre o artista paranaense Paulo Leminski fica em Londrina até 30 de junho e, durante o período expositivo, o público ainda poderá participar de uma série de atividades, como mostra de filmes, show, palestra e visitas guiadas.

Miguel Paladino, cenógrafo da mostra, a curadora Alice Ruiz, Teo Ruiz, coordenador de produção da exposição, as curadoras Estrela Ruiz Leminski e Aurea Leminski, e Fred Kowerts, produtor técnico da mostra

Edméia Aparecida Ribeiro, presidente do Museu Histórico de Londrina, com Aurea Leminski, filha de Paulo Leminski e curadora da exposição

Programação - Mostra audiovisual 

Dias 23/03 e 18/05 (sábado)

O Poeta (2001)

Curta-metragem de Paulo Munhoz que mistura técnicas de animação 2D, 3D e rotoscopia sobre imagens captadas digitalmente. O ponto de partida é o poeta que deseja escrever uma carta sobre sua cidade. 

Belowars (2008)

Longa-metragem com roteiro baseado no livro infantojuvenil "Guerra dentro da gente", de Paulo Leminski. Com direção de Paulo Munhoz e animação assinada por Walkir. 

Polaco Loco Paca (1987)

Curta-metragem histórico de João Knijinik que cobre a passagem dos Leminski pela cidade de Porto Alegre na década de 80. 

Ervilha da Fantasia - Uma Ópera Paulo Leminskiana (1985)

Bem-humorado documentário estruturado a partir de uma antológica entrevista que Leminski concedeu a Werner Schumann, em que discorre sobre o processo de criação, especialmente a poesia. Com Sylvio Back, Geraldo Magela e Paulo Friebe. 

Dias 24/03 e 19/05 (domingo)

Fazia Poesia - Poemas de Paulo Leminski (2004)

Leitura de poemas intercaladas com apresentações musicais de parcerias de Paulo Leminski e Mário Gallera. Com Alice Ruiz, Aurea Leminski, Estrela Ruiz Leminski, Paulo Vitola e Mário Gallera. Produção de Carlos Deiró e Mário Gallera. 

Ex Isto (2010)

Um filme de Cao Guimarães livremente inspirado na obra "Catatau", de Paulo Leminski. O poeta imaginou uma hipótese histórica: "E se René Descartes tivesse vindo ao Brasil com Maurício de Nassau?". Interpretado por João Miguel, o personagem envereda pelos trópicos, selvagem e contemporâneo, sob o efeito de ervas alucinógenas, investigando questões da geometria e da ótica diante de um mundo absolutamente estranho. 

Mostra audiovisual - Múltiplo Leminski

Datas das sessões:

23/03 e 24/03

18/05 e 19/05 

Sábados e domingos, a partir das 16h

Local: Museu Histórico de Londrina - Rua Benjamin Constant, 900 - Centro

Aline Anile/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.