Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A 9ª Mostra de Música de Câmara está de volta, depois de ter a programação suspensa por causa da pandemia da Covid-19. O evento voltará a ser realizado no período de 01 a 05 de dezembro – desta vez no formato digital. Além de concertos e recitais com músicos de renome, que estão sendo gravados especialmente para a Mostra, a programação conta com workshops, bate-papos com músicos e rodas de conversas.

“É com grande felicidade que anunciamos o retorno da 9ª Mostra de Música de Câmara, que teve início em 2019 e ao longo de 2020 trabalhamos para adaptar-nos aos novos tempos e continuar trazendo música com qualidade para todos. A Mostra conta com uma intensa programação, totalmente gratuita”, informa Irina Ratcheva, coordenadora do evento.

Com o novo formato, foram criados setores virtuais com conteúdos variados: “Teremos o Espaço Didático voltado para as crianças, com música, brincadeiras e muito conhecimento sobre o universo da música de câmara e popular; a série Retratos Sonoros dedicada à história da música, com momentos marcantes de nossa Orquestra; o espaço Jovens Talentos, com apresentações de músicos que vêm se destacando pela performance; e o espaço Compositores Brasileiros, com todos os CDS gravados pela Orquestra e também com informações sobre os compositores que marcaram a nossa história”.

A Mostra de Música de Câmara - Concertos Londrina tem o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC). Toda a programação poderá ser acompanhada pelo Youtube, através do link: https://bit.ly/youtubeSolistas

22 anos

Em dezembro, a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina completa 22 anos de história, sempre produzindo e propagando música de qualidade. Esse ano, sem poder fazer concertos, nem apresentações, o desafio foi encontrar uma forma para se adaptar ao meio digital.

“Para organizar a temporada on-line, pensamos na diversidade do público que nós temos, ao mesmo tempo, em quem vai nos assistir nestes tempos de pandemia, e qual seria a percepção desta nova plateia que fica em frente aos aparelhos digitais”, reflete Irina Ratcheva. “Esta pergunta nos levou à criação dos espaços virtuais que vão trazer conteúdos diversos e  estaremos conectados através do som e da imagem não somente com Londrina, mas também com o mundo”, conclui Irina Ratcheva, coordenadora do evento.

Programação

DIA 01/12 (TERÇA- FEIRA)

19h - CONCERTO Série Encontro dos Séculos - de Bach a Piazzolla

Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina”, Diretor Artístico e Regente Evgueni Ratchev. No programa: Bach, Albinoni, Boccherini, Mozart, Strauss, Piazzolla. (Concerto gravado na Paróquia Nossa Senhora da Paz, nov/2020)

DIA 02/12 (QUARTA)

10h - Espaço COMPOSITORES BRASILEIROS - Apresentação do CD IMAGENS BRASILEIRAS, o primeiro Cd da orquestra que conquistou o Prêmio TIM de Música Brasileira nas categorias Melhor CD Erudito e Melhor Projeto Visual

12h - Espaço RETRATOS SONOROS - B.Britten -  Simple Symphony, op.4 para Orquestra de Cordas com  Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina”, Diretor Artístico e Regente Evgueni Ratchev ( Concerto realizado em dez/ 2018)

16h - LIVE ESPAÇO CONVERSA MUSICAL com gaitista José Staneck e convidados. Serão abordados temas sobre a importância da educação musical na formação das crianças, projetos de música de sucesso envolvendo a educação infantil, a necessidade de ampliação das ações, os  desafios na educação musical no momento e suas perspectivas. Lançamento do Espaço Didático (site)

19h - CONCERTO - Recital com José Staneck (gaita). Convidado especial Lula Washington, violão. No programa: César Camargo Mariano, Villa-Lobos, Jacob do Bandolim, Astor Piazzolla e Guerra - Peixe (Gravação realizada no A Casa Estúdio /RJ, nov/2020)

DIA 03/12 (QUINTA)

10h - Espaço ACADÊMICO - Workshop com a violinista Moara Pessatti -  O Violino divertido - uma aula para os pequenos violinistas

12h - Espaço JOVENS TALENTOS - vídeos de jovens músicos que se destacam pela sua performance musical - Amanda Fraga (violão) apresenta Prelúdio n.3 de Villa-Lobos

16h - Concerto para Crianças - “O mundo mágico das Cantigas de Rodas” Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina” - Quinteto de Cordas. Participação especial  da atriz Juliana Galante. (Concerto gravado no Teatro Villa Rica de Londrina, nov/ 2020)

19h - Espaço NOSSO PERFIL  - “Solistas de Londrina” no 25º Festival de Música de Londrina interpreta Suite “Holberg” para cordas de E. Grieg. Uma homenagem aos 40 anos do FIML.

DIA 04/12 (SEXTA)

10h - Espaço COMPOSITORES BRASILEIROS - Apresentação do CD Retratos Brasileiros - obras para cordas de Edino Krieger, selecionado como um dos três finalistas da 24ª edição do Prêmio da Música Brasileira, na categoria Melhor Álbum Erudito.

12h - Espaço SOLO -  O universo de Radamés Gnattali  -  Kalon Guitar Duo  - Natanael Fonseca e Márcio Gouvea. 

16h - Espaço ACADÊMICO - Violista Natanael Fonseca vai dividir as suas experiências  comentando o tema “Como tornar o estudo efetivo (instrumento  individual e obras orquestrais)” - Ao vivo.

19h - CONCERTO - Série Música Brasileira com Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina”, Diretor Artístico e Regente Evgueni Ratchev - Concerto em homenagem aos 100 anos da morte de Alberto Nepomuceno. No programa: A. Nepomuceno, César Guerra-Peixe e Ernani Aguiar (Concerto gravado no Santuário Nossa Senhora Aparecida de Londrina , nov/2020)

DIA 05/12 (SÁBADO)

10h - ESPAÇO ACADÊMICO - Workshop com Jairo Chaves e Natanael Fonseca,  violistas da Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina” e fundadores do Duo Jacarandá. Os músicos relatam os seus conhecimentos sobre o processo de performance e técnicas de estudo num conjunto de música de câmara

16h - Espaço RETRATOS SONOROS - W.A.Mozart - Divertimento n.1 em Sol Maior, (KV) 136, Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina”, Diretor Artístico e Regente Evgueni Ratchev (Concerto realizado em dez/ 2018)

19h - CONCERTO Série "Do Erudito ao Popular" - Concerto de encerramento da 9ª Mostra digital de Música de Câmara -  Recital do Quaternaglia Guitar Quartet com obras do renascença inglesa até Gismonti. (Concerto gravado no Teatro Leopoldo Fróes, SP, em nov/ 2020).

Asimp/9ª Mostra de Música de Câmara

#JornalUnião

Atriz Juliana Galante

Solistas Bruno Ferraro

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.