Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

De sexta-feira (17) ao dia 2 de abril, mostra apresenta a produção de litografias do artista Paulo Menten, com obras criadas entre 1970 e 1980; a entrada é gratuita

A partir da próxima sexta-feira (17), o Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss recebe a exposição “Litografia e Paulo Menten”, que apresenta a produção de litografias do artista Paulo Menten, com obras criadas entre 1970 e 1980. A mostra também inclui registros fotográficos, vídeos, poesias e materiais utilizados para a confecção dos trabalhos produzidos através da técnica da litografia. O museu fica na Rua Benjamin Constant, 900, Centro. Com entrada gratuita, a exposição estará aberta à visitação até o dia 2 de abril.

Conforme o curador da exposição e responsável pelo Ateliê Paulo Menten, Raphael Menten, neto do artista, a iniciativa visa trazer um pouco do universo de Paulo e sua trajetória. O foco principal da mostra é na litografia – uma das técnicas da gravura – bem como o resultado de experiências feitas em outros projetos. “A exposição traz um pouco das gravuras que Paulo Menten criou, o material encontrado no acervo, que são pedras artísticas produzidas pelo próprio artista, e rótulos comerciais. Tentamos apresentar, para os visitantes, o que é essa litografia e como ela é desenvolvida”, disse.

Raphael Menten explicou que essa técnica é encontrada mais frequentemente nas grandes cidades, embora em Londrina haja todos os equipamentos e possibilidade de trabalhar com ela. “Por conta disso, resolvemos desenvolver alguns projetos com esta técnica. Desde 2017, com projetos financiados pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), estamos tentando reativar o uso e a produção de litografia na cidade de Londrina e vamos apresentar algumas dessas iniciativas na exposição”, disse.

A diretora de Ação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Maria Luisa Alves Fontenelle, afirmou que a exposição já era um desejo da equipe do Museu de Arte havia algum tempo. “Há um ano, temos realizado um trabalho de exposição de obras do acervo, na Casa da Criança, mas lá o espaço seria insuficiente para fazer a exposição das obras do Paulo. Ele é o artista que mais fez doações de obras – gravuras – para o Museu de Arte de Londrina. Temos, no acervo, 113 gravuras do Paulo, além disso, ele é um artista muito importante no contexto do Museu, porque ele atuou lá, ministrando oficinas, para crianças, jovens adultos e artistas, durante muitos anos. Ele formou muitos gravuristas em Londrina”, salientou.

Fontenelle destacou que a exposição só foi possibilitada por conta da parceria com o Museu Histórico de Londrina, que concordou em abrigar a mostra e ser parceiro em sua realização, e de Rafael Menten. “Esta exposição está muito rica em elementos, para que as pessoas tenham conhecimento sobre quem foi Paulo Menten e qual a importância do artista para nós em Londrina. Também terão a oportunidade de entender o que é a litografia, além de conhecer obras de cinco diferentes artistas que atuaram em projetos realizados entre 2019 e 2020 e que, inspirados pelo trabalho do Paulo, produziram obras que também estarão expostas nesta mostra”, relatou.

A diretora completou que, embora não seja possível realizar a exposição no espaço do Museu de Arte de Londrina, pois ele permanece fechado, aguardando a finalização das obras de restauro, o trabalho com o acervo não parou. “Permanecemos trabalhando com o acervo, seja por meio das exposições físicas, seja através de materiais audiovisuais”, disse.

A visitação da exposição “Litografia e Paulo Menten” será de terça a sexta-feira, das 9h às 17h30, aos sábados, das 9h às 17h, e domingos, das 13h às 17h.  A realização é do Museu de Arte de Londrina, do Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss e do Ateliê de Gravura Paulo Menten, sob a curadoria de Raphael Menten.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.