Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Livro traz histórias das maiores canções caipiras de todos os tempos, bem como as de seus compositores; edição acompanha dois DVDs exclusivos criados a partir da obra com entrevistas e musical

A editora Realejo Livros anuncia o lançamento do livro “Música Caipira: as 270 maiores modas”, do jornalista José Hamilton Ribeiro, no próximo dia 25, quarta-feira, às 19h, no Bar Brahma (Avenida São João, 677 – Centro – São Paulo, SP) . Trata-se da segunda edição ampliada - a primeira, batizada de “A Bíblia da Música Caipira”, publicada pela Editora Globo em 2006, está esgotada há quase três anos -, com cerca de 500 páginas e mais de 60 fotografias. Acompanha dois DVDs exclusivos, originados a partir do conteúdo da obra, com participações de Sérgio Reis, Chitãozinho e Xororó, Irmãs Galvão, Zé Mulato e Cassiano, Ivan Vilela, Tinoco e Inezita Barroso.

O conteúdo teve como base a seleção das 270 maiores canções caipiras de todos os tempos, com a história de cada música e seus autores, bem como o contexto em que foram criadas. A curadoria foi feita pelo autor, com orientação e voto de dois violeiros de Minas Gerais: Júnior Borges, de Uberaba, e o médico e catireiro José Maria Campos, de Bom Despacho. Só entraram no livro as composições que tiverem três votos, ou no mínimo dois.

Além das canções, o livro ainda apresenta as definições e as características tão marcantes da música caipira, e indica como diferenciar o estilo da música sertaneja e do sertanejo universitário, por exemplo. A fonoaudióloga e violeira Simone Sperança reforça a pesquisa ao produzir um artigo especial sobre quantos e quais são os ritmos da música caipira, com a respectiva “célula rítmica” de cada um. Foram alinhados 22 ritmos, o que coloca esse estilo em umas das categorias musicais com maior diversidade, bem diferente da ideia de que “moda de viola é tudo igual”.

Dos dois DVDs exclusivos, o primeiro é um documento sobre autores importantes da música rural – com a última entrevista de Tinoco e um sugestivo encontro com Inezita Barroco em sua casa. Já o segundo, é um musical que mostra na íntegra algumas das “270 maiores modas”, interpretadas por seus autores ou por artistas de peso.

A qualidade da obra é indiscutível para alguns famosos. Para Sérgio Reis, o livro representa “um trabalho meticuloso de pesquisa para mostrar (só) o que é bom na música caipira”, Almir Sater diz que “quando chega ao fim da leitura, não gostaria que ela acabasse” e as Irmãs Galvão afirmam que a obra “é necessária – e completa”.

Diene Guedes/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.