Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento de lançamento, com entrega do livro e exibição do 1º filme “Colônia Concórdia”, será neste dia 19, às 20h, no Cine Teatro de Ibiporã. Até setembro serão nove documentários exibidos nas igrejas evangélicas históricas da cidade

O mais novo projeto de recuperação da memória de Ibiporã será lançado nesta sexta-feira (19 de julho ), às 20 horas, no Cine Teatro Padre José Zanelli, de Ibiporã. É o Circuito das Capelas II - Igrejas Evangélicas Históricas de Ibiporã, que terá neste dia 19 a exibição do 1º filme do projeto: “Colônia Concórdia” e a entrega do livro que reúne em 160 páginas as comunidades protestantes de maior relevância histórica para o Município. A produção é da equipe do Museu Histórico de Artes de Ibiporã (MHAI), com realização da Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A história que será exibida no 1º filme da série é a “Colônia Concórdia”, uma antiga colônia de agricultores eslavos (búlgaros e outros de origem russa) que se instalaram em Ibiporã em 1936 e deram início no local a duas igrejas pioneiras do Município: Batista e Assembléia de Deus. Essas duas igrejas de Ibiporã foram, aliás, as primeiras dessas denominações em todo o Norte do Paraná, tendo dado origem à Primeira Batista de Londrina e também à Assembleia de Deus de Londrina.

O filme e o livro trazem cenas e imagens dos primeiros templos rurais e de como era a vida desses desbravadores, recheadas por depoimentos dos pioneiros e filhos desses imigrantes que trouxeram sua fé protestante até a nossa região.

Livro e Filmes

O Circuito das Capelas II dá sequência ao 1º Circuito das Capelas, projeto lançado em 2016 pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que enfocou as 24 capelas católicas do Município e impulsionou a divulgação cultural, turística e artística de Ibiporã. Ambos fazem parte do Projeto de Recuperação da Memória de Ibiporã, desenvolvido desde 2010 pelo Governo Municipal.

Os nove documentários das igrejas protestantes incluídas no Circuito das Capelas II serão lançados em entre 19 de julho e 15 de setembro de 2019 (ver agenda abaixo). Em todas as ocasiões, os pioneiros e lideranças das igrejas participantes receberão o livro Circuito das Capelas II, que também será distribuído aos museus, escolas, universidades e bibliotecas da região e traz a história de cada delas com base numa pesquisa detalhada, além de relatos pessoais e fotografias do acervo do MHAI e das igrejas, muitas delas imagens inéditas. Os documentários em vídeo são parte integrante do livro.

Confira a agenda de eventos:

EXIBIÇÃO DOS FILMES E ENTREGA DOS LIVROS NAS IGREJAS

Data

Hora

Igrejas / lançamentos

Ano de início

19/07

20h

Abertura: Colônia Concórdia - Cine Teatro

1936

28/07

18h

Igreja Evangélica Assembléia de Deus

1939

04/08

19h

Igreja Só o Senhor é Deus

1976

11/08

19h

Igreja Presbiteriana do Brasil

1939

18/08

20h

Igreja Adventista do Sétimo Dia

1970

24/08

19h

Primeira Igreja Batista

1939

01/09

19h

Igreja Metodista de Ibiporã

1947

08/09

19h

Igreja Presbit. Independente “Espaço Vida”

1966

15/09

19h

Igreja Luz do Mundo

1968

Circuito das Capelas II - Igrejas Evangélicas Históricas de Ibiporã

Coordenação geral e edição do livro: Jaime Kaster

Edição audiovisual e imagens: Samuel Tavares

Entrevistas: Jaime Kaster e Mateus Ciaca

Edição de conteúdo: Mateus Ciaca

Produção: Museu Histórico de Artes de Ibiporã (MHAI)/ SMCT

Fotografias: Acervo do MHAI e das Igrejas

Arte/ projeto gráfico: Nicolas Borini, Paulo Crincev

Estagiários envolvidos no projeto (2017/2019): Mateus Ciaca, Matheus Camargo, Thainara Fernandes, Elisye Moreira e Tauani Moraes.

Agradecimentos: Curso de Teatro e toda a equipe da Secretaria Mun. de Cultura e Turismo, Igrejas, OMEI (Ordem dos Ministros Evangélicos de Ibiporã) e IPHAN.

Realização: Prefeitura de Ibiporã e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Assista ao trailer de divulgação:

Trailer Circuito das Capelas II - Igrejas Evangélicas Históricas de Ibiporã

 https://www.youtube.com/watch?v=Ge5DpyMfAic

NCPMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.