Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Cultura 12/07/2022  14h48

Noite das Serestas

Show com Lívia Nestrovski e Fred Ferreira  é atração do FIML nesta terça feira (12), no Ouro Verde

A aclamada dupla Lívia Nestrovski e Fred Ferreira (Lívia & Fred), reconhecida internacionalmente pelo repertório inteligente e arranjos de rara beleza, apresenta nesta terça feira (12), às 20h30, no Ouro Verde, um espetáculo que celebra a alma seresteira do Brasil.

No show Unimed apresenta: “Nuvem Rósea, Chão de Estrelas: alma seresteira do Brasil”,Lívia (voz) e Fred (guitarra, viola caipira, bandola venezuelana e arranjos) exploram o universo das serestas, gênero que surgiu em meados do século XIX, no Rio de Janeiro, e deu luz ao que mais tarde se tornaria a canção popular urbana.

Orepertórioextrapola as serestas tradicionais, unindo passado e presente numa linha que equilibra memória e contemporaneidade.No show, entrelaçam-se obras de Orestes Barbosa, Tom Jobim, Villa-Lobos, Cândido das Neves, Chico Buarque, Mario de Andrade e compositores da cena contemporânea, como Ilessi, Fred Martins e Breno Ruiz, todos alinhados pelo mote do antigo trovador cantando para sua amada.

Segundo os músicos, o retorno à cidade é especial: “Estivemos em Londrina em 2018, no Circulasons, e dividimos o palco com Ná Ozzetti e José Miguel Wisnik, uma experiência incrível, e estamos ansiosos para voltar e também para rever os amigos que fizemos em Londrina”, explica a dupla Lívia & Fred. “Temos como padrinho o músico Arrigo Barnabé, que é de Londrina, então, estar na cidade é muito especial, porque passa por muitos afetos.”

Repertório

No repertório estão: Malandrinha (Freire Júnior), Cantiga IV (Martin Coodax), Viola de bem querer (Breno Ruiz e Paulo César Pinheiro), Noite de São João (Fred Martins/Alberto Caeiro), Viola quebrada (Mário de Andrade), Recuerdos de Ypacaraí (Demetrio Ortiz/Zulema de Mirkin), Brejeira flor (Ilessi/Simone Guimarães), Chão de Estrelas (Orestes Barbosa), Choro bandido (Edu Lobo/Chico Buarque), Luíza (Tom Jobim), Noite cheia de Estrelas (Cândido das Neves), Ária Cantilena (Bachianas nº 5) (Heitor Villa Lobos/Ruth Valadares Corrêa).

Aluna do FIML

Lívia Nestrovski conhece bem o FIML. A cantora já foi aluna do festival, na época em que começava a estudar música, por volta de 2003. “Tinha 14 anos e foi uma experiência muito transformadora e de entender que música era o que eu queria fazer para o resto da vida. Tenho amigos deste momento até hoje e guardo com muito carinho, essa memória.”

Centenas de shows

Ao longo da parceria de mais de dez anos, Lívia & Fred gravaram o disco DUO (2012) e realizaram centenas de shows em quase 20 países das Américas, Europa e Oriente Médio, além de todas as regiões do Brasil, em locais que se estendem da Amazônia ao Monte Líbano, de festivais de literatura em cidades medievais a aldeias indígenas em áreas remotas do sertão brasileiro, do evento de moda mais icônico da América Latina a importantes teatros de Nova York.

Em 2017, foram os primeiros artistas brasileiros a pisar na Síria desde o início dos conflitos no país, apresentando-se na Ópera de Damasco em um evento promovido pela Embaixada do Brasil. Em 2018, produziram e tocaram ao vivo a trilha sonora do desfile histórico da São Paulo Fashion Week "As Mudas", de Ronaldo Fraga, que é também quem assina seus figurinos.

Em 2019, Lívia ganhou o Prêmio Profissionais da Música na categoria Cantora, e em 2021, a dupla levou o prêmio de Melhor Videoclipe. Atualmente preparam seu segundo álbum, que flerta com eletrônicos e paisagens sonoras, e um EP/videoálbum, fruto de residência artística no Festival de Arte Serrinha 2020.

O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção pedagógica de Magali Kleber, direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, também pres. da Associação de Amigos do FML. É umapromoção da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML.

Patrocínio: Sanepar; Promic. Copatrocínio: Husker, Unimed Londrina, Dentalclean; Grupo Marajó; Sinpro Londrina; ONG Arte & Vida. Apoio Cultural:Fundação Meijer Werner/Venezuela; Crillon Palace Hotel; Hotel Crystal Palace; Cultural Inglês e Espanhol; IEIJ-Instituto de Educação Infantil e Juvenil; Radio UEL FM; Bar Valentino; Kery Grill. Apoio Institucional: Colégio Hugo Simas; Colégio Aplicação; Secretaria de Cultura de Apucarana; Orquestra Filarmônica de Alagoas. Realização: Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo/Governo Federal.

Emilia  Miyazaki/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.