Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Texto “A Falecida” contará com leitura dramática, exibição de filme e bate-papo

Especialistas afirmam que “A Falecida” revolucionou o teatro brasileiro da década de 50. A peça, escrita por um dos mais influentes dramaturgos brasileiros, foi uma das primeiras a colocar no centro da trama o carioca suburbano com suas frustrações e misérias. Nos dias 27 e 28 de julho, o projeto de cinedramaturgia do Sesi Londrina vai analisar o texto de Nelson Rodrigues e a sua adaptação para o cinema por meio do Núcleo Dramátika. A ação contará com leitura dirigida, exibição do longa de Leon Hirszman e bate-papo sobre as relações entre teatro e cinema.

Zulmira é uma mulher que vive em situação de pobreza e frustração em um subúrbio do Rio de Janeiro. Sem expectativas na vida, a sua obsessão passa a ser conquistar um enterro de luxo após a sua morte. A mulher morre de hemoptise e, para realizar o sonho da esposa, o marido pede dinheiro emprestado ao homem mais rico do bairro. Ao saber que o endinheirado já teve um caso com a falecida, o viúvo passa a chantageá-lo em busca de dinheiro.

No Núcleo Dramátika, o texto de Nelson Rodrigues será analisado em duas etapas. No dia 27, os alunos do projeto apresentarão uma leitura dramática sob a direção de Marina Stuchi, diretora e roteirista londrinense. No dia 28, haverá a exibição do filme de Leon Hirszman, uma adaptação da peça datada de 1965 com Fernanda Montenegro como Zulmira. Em seguida, o público e os integrantes do Núcleo participarão de um bate papo com convidados analisando as relações de teatro e cinema.

Núcleo de Cinedramaturgia Dramátika

Com o objetivo de investigar as relações entre cinema, literatura e teatro, o Dramátika – iniciativa do Centro Cultural Sesi/AML em parceria com a produtora Kinopus –  é uma realização do Sesi Cultura Paraná por meio do programa Núcleos Criativos, com coordenação do cineasta Rodrigo Grota. A proposta é promover um espaço de reflexão e criação por meio da dramaturgia base para as linguagens.

O projeto se divide em duas etapas: leitura dramática de textos teatrais e exibição de filmes, com ensaios, apresentação e gravação de esquetes (cenas curtas). Ao final do projeto, os cinco diretores convidados para conduzir os encontros irão apresentar esquetes criadas a partir do diálogo entre teatro e cinema.

Núcleo Dramátika – A Falecida, de Nelson Rodrigues

Leitura Dramática - Data: 27 de julho - Hora: às 20h

Exibição de filme com bate-papo - Data: 28 de julho - Hora: às 14h

Centro Cultural Sesi/AML - Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130 - Centro

Classificação indicativa: 16 anos

Valor: entrada franca (sujeito a lotação)

Observação: retirar ingresso no local com uma hora de antecedência

Asimp/Sesi Cultura

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.