Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cinco cenas serão apresentadas no Centro Cultural Sesi/AML com adaptações para o palco e as telas

O Núcleo de Cinedramaturgia Dramátika é uma realização da produtora Kinopus em parceria com o programa de Núcleos Criativos do Sesi Cultura Paraná em uma iniciativa do cineasta Rodrigo Grota. O objetivo é aproximar os profissionais de cinema e teatro de Londrina e região e investigar os pontos de contato entre essas duas linguagens. Nos dias 7 e 8 de dezembro, os alunos que atuaram no projeto durante o ano de 2018 apresentarão cinco cenas adaptadas por eles para o palco e a tela no Centro Cultural Sesi/AML com entrada franca.

Em sua primeira edição em 2018, o Dramátika foi realizado em duas etapas. Na primeira etapa, foram feitas cinco leituras dramáticas de textos teatrais, seguidas pela exibição de filmes que foram adaptados para o cinema a partir desses textos. Foram 17 atores envolvidos na leitura dramática de textos de Sam Shepard, Fernando Arrabal, Jean-Luc Lagarce, Wajdi Mouawad e Nelson Rodrigues.

Na segunda etapa do projeto, o coordenador do Núcleo Dramátika, o cineasta Rodrigo Grota e outros quatro diretores convidados – Guilherme Peraro, Jackeline Seglin, Marina Stuchi e Renato Forin Jr. – conduziram os alunos na criação e desenvolvimento de cinco cenas curtas de até 15 minutos de duração, com a colaboração criativa do diretor de arte e cenógrafo Julio Vida, do diretor de fotografia e iluminador Anderson Craveiro, e da figurinista Thais Blanco.

As cinco cenas foram escritas e dirigidas por estes diretores a partir do seguinte desafio: criar a mesma cena, com o mesmo texto, elenco, figurino e cenários em versões para cinema e para teatro. O nome das cenas são: Instruções para a Abertura do Segredo; Os Tiranos não Passeiam; Sem Manjedoura; Tempos Áridos e Todas as Horas do Tempo. As filmagens foram feitas nos dias 3, 5, 6, 7 e 8 de novembro e serão apresentadas ao público em seus dois formatos finais (teatro e cinema).

Asimp/SesiPr

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.