Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O cineasta, produtor cultural e diretor teatral, estreia na literatura com poesias inspiradas na obra de Pablo Neruda

Falar de amor com lirismo e também modernidade, em 2018, é possível. Rodrigo Alonso ultrapassa as fronteiras de sua carreira artística e desnuda emoções com sensibilidade para estrear na literatura com “Indícios”. O livro,com poesias inspiradas pelo encontro com a obra de Pablo Neruda, reúne observações amorosas tímidas e platônicas, que fogem da rima para buscar uma sonoridade liberta e autêntica.

“Conheci Neruda ao ler Jardim de Inverno, em 2009. Foi quando mergulhei ­— me identificando — em sua poesia, que ultrapassava os esforços da métrica e da rima: era a alma do poeta que falava, mais forte no dizer do que na forma. Ali percebi: eu deveria buscar o que estivesse próximo à minha própria alma”, comenta R. Alonso.

Em seus primeiros passos no universo das letras, Alonso contou com a parceria de Sarah Barbosa Soares, ilustradora que participou do projeto ampliando as possibilidades do texto. A dupla se conheceu em Londrina, onde estudaram juntos e circulavam na mesma roda de amigos. Já existia a admiração mútuaà época, bem como confidências sobre amores e paixões adolescentes trocadas em bilhetes durante as aulas. Ao decidir que estava no momento de publicar seu primeiro livro, o jovem escritor convidou a amiga para fazer parte da obra.

“Queria que as minhas poesias apenas fossem uma inspiração, e não a exigência. Com isso eu sinto que o livro se expandiu no contexto do subtexto, com imagens que ampliam o que é lido como um todo e que só ganhou com a criação da Sarah e a arte do Ignácio no Livro”, afirma o autor.

O projeto gráfico de “Indícios” é de Ignacio Hervas, artistaigualmente fundamental para a realização da obra e que já participou de projetos em outras áreas com Alonso. O convidado para fazer a apresentação do livro é José Carlos Fernandes, jornalista e professor da UFPR, que apadrinhou o poeta assinando a orelha e o prefácio da edição. Em comum com o escritor, todos na equipe entregaram-se com paixão e delicadeza para a realização da publicação.

Todo o valor arrecadado com as vendas durante o lançamento de “Indícios” será revertido para comprar e distribuir livros infanto-juvenispara escolas públicas e bibliotecas comunitárias. Serão selecionados exemplares que tratem detemas sobre diversidade racial, sexual e de gênero.Volumes da obra também serão doados para várias instituições educacionais.

“Indícios” conta com o apoio da Copel e do Programa Estadual de Fomentoe Incentivo à Cultura - PROFICE da Secretaria deEstado da Cultura do Governo do Paraná. O lançamento acontece em 14 de junho, na Livrarias Curitiba do Shopping Estação de Curitiba; e em 21 de junho, na Livrarias Curitiba do Catuaí Shopping de Londrina. Os eventos são às 20 horas e contam com sessão de autógrafos e bate-papo com o autor e a ilustradora, além de surpresas reservadas para os leitores.

Sobre o autor e a ilustradora

Rodrigo Alonso é bacharel em Cinema e Vídeo pela Faculdade de Artes do Paraná e pós-graduado em Produção de Arte e Gestão da Cultura pela PUC-PR.Atua em cinema, TV e espetáculos como diretor, produtor e editor. Foi realizador da série “Brincadique?”, assistente de produção no filme “O Filho Eterno” e roteirista e diretor de três edições do Natal do Paço da Liberdade em Curitiba. É sócio-administrador da Labirinto Produções, produtora cultural sediada em Curitiba.

Sarah Barbosa Soares é bacharel em Artes Visuais e especialista em Direção de Arte. Apaixonada por cinema e fotografia, compartilha nas redes sociais seus desenhos e também poesias.Desde 2013, integra o corpo docente da Universidade Norte do Paraná –Unoparem Londrina, onde leciona nas disciplinas de audiovisual dos cursos de Artes Visuais, Publicidade e Propaganda e Jornalismo.

O lançamento do Livro Indícios de Rodrigo Alonso em Londrina será na  Rodovia Celso Garcia Cid, Km 377, S/N. Loja D1. Gleba Fazenda Palhano, Londrina-PR.

Luciana Melo/Asimp

#JornalUnião

Sarah Barbosa Soares -  Foto: Divulgacao

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.