Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Projeto Quizomba 15 anos: Perspectivas de ações sócio- culturais foi aprovado pelo Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina) para ser realizado em 2020. A proposta aprovada previa quatro edições na Praça da Mata, no Conjunto Cafezal IV, Zona Sul da cidade e em um trabalho instigante de mobilização comunitária. Fazer o Quizomba COM a comunidade, articulando um trabalho de preservação/educação ambiental relacionado à Praça da Mata e a formação de jovens agentes culturais comunitários era a perspectiva.

A Primeira edição estava marcada para cinco de abril de 2020. Em meados de março, em decorrência da pandemia, tudo teve que ser reavaliado. A covid19 chegava à Londrina. Com responsabilidade e coerência a edição foi suspensa. O compromisso político do Coletivo Quizomba com a vida se impôs, como deveria ser.

A coordenação do PROMIC apresentou duas opções: suspensão do projeto ou adaptá-lo.
A decisão inicial foi suspender o projeto e esperar. Naquele momento havia a ilusão de que, ainda em 2020, o projeto seria retomado. Com o passar do tempo e o agravamento da crise sanitária houve a necessidade de retomar a proposta, inclusive para fazer com que os recursos aprovados chegassem nas mãos dos trabalhadores da cultura contemplados pelos editais do projeto.
É nesse contexto que surge o QUIZOMBA ON LINE e o Prêmio Quizomba 2021 para jovens artistas negras, negros e indígenas, seguimentos sociais extremamente impactados pela pandemia.
Em parceria com o Espaço Nave, tudo está sendo feito para garantir o mesmo padrão de qualidade do Quizomba em versão digital. O mesmo empenho, compromisso com a dignidade humana, carinho e prazer dedicados às edições presenciais do Quizomba estão sendo ativados neste momento.

Todo o processo foi desenvolvido seguindo os rigorosos protocolos sanitários para garantir a vida e a saúde de todos que estiveram envolvidos presencialmente com o projeto. Tais cuidados foram recompensados por lindas imagens e belos registros musicais. Além de contribuir financeiramente com os profissionais da cultura, o projeto vai propiciar um registro qualificado de áudio e vídeo dos trabalhos dos artistas selecionados em edital, que poderá ser usado como material de divulgação dos grupos.

Serão duas edições on-line. A primeira, a ser realizada no dia oito de maio próximo, às quatorze horas e contará com a participação do grupo Afrotons (SP), da artista Amanda More, do grupo Equilíbrio Sonoro, Thainara Pereira, e do emblemático sambista londrinense Joaquim Braga (Braguinha). Na segunda edição, em 13 de junho, no mesmo horário, haverá a transmissão dos trabalhos de Fruta Gogoia, do grupo Firma Ponto e do querido palhaço Marimba.

Entre as duas edições será lançado o edital do Prêmio Quizomba 2021 para jovens artistas negras, negros e indígenas. Serão ofertados dois prêmios individuais de mil e quinhentos reais e dois prêmios para coletivos no valor de três mil reais.

As transmissões das duas edições serão pelo Canal do Coletivo Quizomba no YouTube, que pode ser acessado através do instagram @quizombalondrina
O Projeto QUIZOMBA ONLINE é uma realização do Coletivo Quizomba.

O projeto conta com o patrocínio do Promic/Secretaria Municipal de Cultura/Prefeitura de Londrina e com os apoios da Universidade Estadual de Londrina, através da Casa de Cultura, COM (Coordenadoria de Comunicação) e Rádio UEL FM e do Espaço Nave.
Asimp/O Projeto QUIZOMBA ONLINE

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.