Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atividade conta com 20 vagas no total, sendo 20% destinadas a pessoas pretas/pardas; as inscrições podem ser feitas por meio de um formulário on-line

Vão até sexta-feira (8) as inscrições para a oficina “Palhaçada, a Arte de Rir de Si!”, que será ministrada pelo ator e produtor Tiago Marques, intérprete do Palhaço Ritalino. O curso conta com 20 vagas, sendo 20% delas destinadas a pessoas pretas/pardas, e terá 12 encontros, indo do dia 18 de março até o dia 10 de abril, com a apresentação de um espetáculo no dia 13 de abril.

As aulas serão realizadas de segunda a quarta-feira, às 19h, alternando os locais entre a Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL (Avenida Celso Garcia Cid, 205, Centro) e a Vila Cultural Barracão Tangará (Rua Augusto Severo, 544, Bairro Aeroporto). As atividades são gratuitas, e as inscrições podem ser feitas através do formulário on-line.

Entre outros conteúdos, a oficina vai trabalhar com métodos de preparação corporal, técnicas de palhaçaria, construção e desenvolvimento de cena, figurino e maquiagem. Marques irá abordar elementos como a relação com o público, a comicidade do corpo, o tempo cômico, o lúdico e a “palhaçaria clássica”.

O artista explicou que o objetivo das aulas é compartilhar alguns pilares de que a palhaçaria se utiliza e poder ajudar as pessoas interessadas a entrar nessa área, e destacou que não é a primeira vez que ministra atividades parecidas. “Eu penso sempre que as aulas são para se divertir, brincar, resgatar a vontade e a liberdade de brincar. E, dentro disso, a gente chama a atenção para aspectos que podem ser ressaltados, como a qualidade dos palhaços e palhaças, técnicas de como se pôr em cena e de como se utilizar das próprias peculiaridades para conseguir chegar à dramaturgia do riso”, disse.

As aulas são destinadas a pessoas maiores de 18 anos, incluindo artistas, estudantes de escolas de arte, praticantes de cursos livres de teatro, circo, graduandos de artes cênicas e todos os interessados em palhaçaria.

Ao final da oficina, os alunos irão apresentar um Cabaré, espetáculo com várias apresentações, no qual os participantes farão demonstrações práticas do que foi aprendido. O Cabaré está programada para acontecer no dia 13 de abril, às 19h30, na Divisão de Artes Cênicas da Casa da Cultura da UEL.

O curso é uma realização de Marques com apoio da Casa de Cultura da UEL e da Vila Cultural Barracão Tangará. A iniciativa é patrocinada pela Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria da Municipal da Cultura (SMC), via Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Rebeca Vernillo/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.