Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Inscrições abertas para a Oficina de Cinema Negro, que começa na segunda-feira (11)

O projeto Oficinas Kinoarte tem como objetivo trazer cursos de cinema de forma gratuita para estimular a produção local com novas técnicas e referências estéticas para a consolidação do audiovisual na cidade. Desde 2005 o projeto já promoveu cursos, oficinas e palestras com grandes nomes do cinema brasileiro como Ruy Guerra, Walter Lima Jr, Marçal Aquino, Joel Pizzini, Andrea Tonacci, Kiko Goifman, Hilton Lacerda, Rodrigo Aragão, Luiz Adelmo e Murilo Hauser.

A edição 2022 das Oficinas Kinoarte se debruça sobre a realidade do fazer cinematográfico em Londrina depois da pandemia, indo desde como transformar uma ideia em projeto de filme, passando por como executá-lo com orçamento reduzido, até explorar possibilidades de montagem a partir de um material previamente produzido. A intenção é democratizar os saberes e as experiências acumuladas por profissionais que são referência em suas respectivas funções, ajudando a desenvolver e a tornar mais diversificado o crescente setor audiovisual londrinense.

Nesta segunda-feira (11) começa a Oficina de Cinema Negro e as inscrições estão abertas pelo site kinoarte.org/oficinas. A oficina propõe-se a pensar e difundir os conceitos que abrangem o que entende-se hoje como Cinema Negro dentro da cultura audiovisual. A partir de questões sobre como surge e define-se o Cinema Negro, as aulas passam pela ideia de Film Blackness, expectadores opositivos e a disputa narrativa, além de um panorama sobre os cinemas africanos e brasileiro, do pioneirismo ao contemporâneo.

Quem ministra a oficina é Kariny Martins, doutoranda em comunicação pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Cinema e Artes do Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná – Faculdade de Artes do Paraná, e graduada em Cinema pela mesma instituição. Kariny atua nas áreas de curadoria, pesquisa e roteiro.

O projeto Oficinas Kinoarte é uma realização da Kinoarte, com produção da Leste BR e patrocínio da Secretaria de Cultura de Londrina através do PROMIC.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.