Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os concertos terão a participação do Coral Santa Cecília, da Catedral de Londrina, com 16 integrantes, sob a regência Luiz Fontanari

A Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, sob a regência de Evgueni Ratchev, inicia as celebrações de seu aniversário de 25 anos neste fim de semana, com dois concertos de Natal: no sábado (9), às 19h30, na Catedral Metropolitana, e no domingo (10), no Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova, no mesmo horário. O concerto de domingo também celebra o aniversário de 89 anos de Londrina.

Os concertos terão a participação do Coral Santa Cecília, da Catedral de Londrina, com 16 integrantes, sob a regência Luiz Fontanari. No repertório estão obras de Corelli, Adam, Mendelssohn, Franck, Bach e Reger – além de canções natalinas. A entrada é gratuita.

Capela do Espírito Santo

Na segunda-feira (11), às 19h30, os Solistas de Londrina fazem mais um concerto, desta vez na Capela do Divino Espírito Santo, no Distrito Espírito Santo, onde os músicos realizaram, 25 anos atrás, suas primeiras apresentações.

O concerto terá a participação especial dos alunos da Escola Municipal Luiz Marques Castelo, integrantes do projeto “Orquestrando o Futuro”, que ofereceu oficinas de musicalização ministradas por integrantes da orquestra. O solista da noite será o violonista Natanael Fonseca. No programa, obras de Bach, Vivaldi, Mozart, Stanley Mayers, Carlos Gomes e canções de natal. A entrada é gratuita.

As apresentações fazem parte da programação da 13ª Mostra de Música de Câmara, que tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina.

Orquestra Itinerante

Os Solistas de Londrina também vão integrar a Orquestra Itinerante da Unimed Londrina, que vai percorrer de caminhão as principais ruas da cidade, levando música e muita diversão junto com o Papai Noel. O grande tour por Londrina será realizado em três dias: sexta-feira (15), sábado (16) e domingo (17). A orquestra itinerante, com suas músicas natalinas, vai fazer várias paradas, em diferentes regiões, levando a magia do natal ao maior número possível de londrinenses.

Coral Santa Cecília

Fundado em 1936, conta atualmente com 16 integrantes. Em atividade ininterrupta há 87 anos, é um dos corais mais antigo do estado do Paraná. Recebeu da Câmara de Vereadores de Londrina, em 29 de novembro de 1991, a Comenda Ouro Verde, como reconhecimento pelos “58 anos de dedicação à arte musical em Londrina” e foi destaque em diversos concursos e festivais de corais. Em plena atividade musical, o Coral é responsável pela execução litúrgica das missas dominicais das 8h da Catedral Metropolitana de Londrina. Atualmente, tem regência do maestro Luiz Fontanari e direção artística do organista Paulo Damasceno.

Luiz Fontanari

Regente e preparador vocal com graduação em Regência Coral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo frequentado a classe do Maestro Vilson Gavaldão de Oliveira durante a formação. Estudou canto lírico com Luciane Bottona (RS), Gisa Volkmann (RS) e Inácio de Nonno (RJ). Desenvolve amplo trabalho de regência de coros, ministrando cursos e oficinas de regência para coros adultos e juvenis. É regente titular dos coros Santa Cecília da Catedral Metropolitana de Londrina, Rainha do Universo de Londrina e União de Rolândia.

Evgueni Ratchev

Formado na Academia Superior de Música de Sófia, veio a Londrina em uma jornada que já havia deixado marcas em várias outras cidades do mundo. Finalista do Concurso Internacional de Violino Johann Sebastian Bach, na Alemanha, também foi sala e solista de uma das mais importantes orquestras de câmara da Bulgária, a “Studio Concertante”. Como maestro convidado e solista, atuou em várias orquestras sinfônicas no Brasil e foi regente convidado da Garland Symphony Orchestra, New Symphony Orchestra of Arlington e Las Colinas Symphony Orchestra, no Texas. Desde 1996, Ratchev é spalla da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel), além de cuidar da direção musical da Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina”. Realiza anualmente máster classes de violino na University of Missouri-Columbia (EUA), onde também atua como solista e regente.

25 anos da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina 

Criada em 1998, a Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina” tem direção musical do violinista e maestro Evgueni Ratchev. Em mais de duas décadas foram inúmeras apresentações em festivais nacionais e internacionais, concertos memoráveis ao lado de artistas consagrados. É considerada como um dos grupos camerísticos mais conceituados do país. Em seu repertório amplo e original, constam grandes obras de compositores brasileiros e internacionais.

Desenvolve um projeto inédito no Brasil de registro fonográfico de obras de compositores brasileiros, denominado Retratos Brasileiros. O CD Retratos Brasileiros – obras para Cordas de Edino Krieger, foi selecionado entre os três finalistas da 24ª Edição do Prêmio de Música Brasileira. Durante a sua trajetória recebeu importantes Prêmios da Funarte, além de conquistar o Prêmio Tim de Música Brasileira, em 2003, com o CD “Imagens Brasileiras”.

Desde 2011 realiza a Mostra de Música de Câmara, com concertos em igrejas e teatros, concertos didáticos e insere a cidade de Londrina em roteiro nacional, evidenciando para o Brasil e para o mundo a música feita com excelência no Município.

Desde o início de 2023, os integrantes da Orquestra realizam o projeto “Orquestrando o Futuro”, de oficinas de musicalização, que atende mais de 640 crianças das escolas públicas municipais de Londrina, com aulas e vivências musicais coletivas através de instrumentos de cordas. Em 2024, a Orquestra programou uma agenda especial em comemoração aos 25 anos de atividade, durante todo o ano.

A 13ª Mostra de Música de Câmara “Diálogos: Música e Educação” tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina, através do Promic e da Unimed Londrina.

Agenda

13ª Mostra de Música de Câmara
Concertos de Natal
Quando e onde: sábado (09) na Catedral Metropolitana e domingo (10) no Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova
Horário: 19h30
Ingresso: gratuito

Concerto na Capela do Espírito Santo
Quando: segunda-feira (11)
Onde: Capela do Divino Espírito Santo, no Distrito Espírito Santo
Horário: 19h30
Ingresso: gratuito
Orquestra Itinerante da Unimed Londrina
Quando: sexta feira (15), sábado (16) e domingo (17)
Onde: principais ruas da cidade
Ingresso: gratuito

Asimp/Mostra 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.