Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A tradição de orquestra, coro, cantores líricos e solista nos concertos de abertura do Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) será mantida. O Teatro Ouro Verde abre suas portas para o evento, após cinco anos em reconstrução, avivando na memória e corações de todos um pouco da história musical londrinense. No sábado (8) e domingo (9) dois concertos, o de Reinauguração e de Abertura, respectivamente, oficializam o início do 37º FIML, ambos às 20h30.

O maestro italiano, Alessandro Sangiorgi, regerá a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL), bolsistas do 37º FIML e músicos convidados, além dos coros da Universidade Estadual de Londrina e convidados, Grupo Heimatklãnge, Coro Tempos Dourados (regência de Denis Pereira do Amaral Camargo e Maria Regina Bilha Balan) e Grupo Vocal Entre Nós. O concerto conta ainda com a participação dos cantores líricos, Masami Ganev, soprano japonesa e o tenor Paulo Mandarino. Como solista, o diretor artístico do festival, pianista Marco Antonio de Almeida.

A primeira parte do repertório dos concertos vem recheada de óperas. Do compositor brasileiro Carlos Gomes será apresentada a Abertura de "Il Guarany", ópera famosa internacionalmente, sucesso na Itália, tem como base o livro O Guarani de autoria José de Alencar. Os acordes desta ópera estão gravados na memória dos brasileiros por fazer parte há anos da abertura do noticiário a "Voz do Brasil".

Na sequência, cenas das óperas famosas de Giacomo Puccini: "Turandot" e "Madame Butterfly". E de Giuseppe Verdi "Um Ballo in Marchera". "Nessun Dorma", ária de Turandot, uma das mais conhecidas de Puccini, é de grande beleza e consagrada na voz de tenores como Luciano Pavarotti, Jonas Kaufmann, Andrea Bocelli e outros. Madame Butterfly conta a estória de um tenente da marinha americana que se apaixona por uma gueixa, que abandonada comete hara-kiri. Já "Um Ballo in Marchera" (Um baile de máscaras), de Verdi, tem como palco o assassinato do rei Gustavo III da Suécia.

Os concertos encerram com a "Fantasia Coral para Piano, Coro e Orquestra, em dó menor, opus 80.", de L. V. Beethoven. Comenta-se que Fantasia foi um "ensaio" de Beethoven para a Nona Sinfonia. No concerto, o piano tem uma cadência longa, virtuosística. Aos poucos a orquestra vai entrando, cantores e a obra termina de forma apoteótica, com a participação do coro.

Serão duas noites de comemoração. Noites de gala e início de uma temporada musical que vai até 22 de julho. Os ingressos para os concertos podem ser adquiridos nas bilheterias do Shopping Royal Plaza, das 10h às 18h e após este horário nas bilheterias do Teatro Ouro Verde, nos valores de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

Agência UEL

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.