Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL) apresenta na próxima quinta-feira (31), às 20 horas, no Cine Com-Tour/UEL, concerto da Temporada Ouro Verde 2017. A apresentação terá regência do maestro titular Alessandro Sangiorgi. A entrada é gratuita. A promoção é da Cultura de Cultura da UEL.

A primeira parte do programa contará com obras de dois compositores do século XX, um americano e outro brasileiro. A famosa obra Adagio para Cordas de Samuel Barber abrirá o concerto. Composta em 1936, foi inspirada na coleção de poemas intitulada "Geórgicas" do poeta romano Virgílio (Séc. I a.C.) que celebram a vida no campo e em harmonia com a natureza, símbolos de paz e serenidade.

Na sequência serão executadas várias obras curtas de Camargo Guarnieri, representante convicto do nacionalismo musical. Compostas entre 1928 e 1959, nelas é possível verificar todo o "brasileirismo" do compositor. Serão apresentadas: Toada Triste, Toada à Moda Paulista, Ponteio nº 48 e Dança Brasileira.

A segunda parte do programa contará com a Sinfonia nº 41 "Júpiter" de Mozart. Última sinfonia do compositor, escrita três anos antes de seu falecimento, é a mais monumental. Foi composta no verão de 1788, concomitantemente às Sinfonias nº 39 e 40, num inimaginável curto período de nove semanas. Embora não tenha sido atribuído pelo compositor, o título pelo qual é conhecida toma emprestado o nome do maior planeta do sistema solar, ou do deus mais poderoso da mitologia romana.

Agência UEL

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.