Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com intérprete de Libras, peça aborda o tema de forma lúdica

No feriado de 7 de setembro estreou em Maringá o espetáculo “Cooperativa Fuzuê”, da Forféu Atividades Artísticas. Depois disso, a peça deu início a uma circulação por outras cidades paranaenses, entre elas Arapongas, que recebe o espetáculo no dia 21 de setembro. As apresentações terão intérprete de Libras e trazem no elenco os atores Bárbara Bittencourt; Bianca Cristina; Nathália Kretschmer e Pedro H. Daniel, sob direção de Jéssica Fiñana.

O tema centralé o cooperativismo, mostrado a partir de uma história leve e engraçadaque se passacom os moradores de um cortiço onde todo mundo participa da vida de todo mundo e todos estão sempre de alguma forma colaborando com o bem-estar do outro. “Desde o começo do processo cênico buscamos trabalhar de forma colaborativa, desde os estudos teóricos acerca do tema, como também nas práticas de criação”, comenta a diretora.

Os personagens vivem no Cortiço Fuzuê. Tito é um menino curioso que sonha em ser diretor de cinema e adora tecnologia. Vó Zildinha é uma boleira de mão cheia, famosa na vizinhança. Juntos, eles decidem ampliar as vendas gravando vídeos para as redes sociais, mas com o sucesso alcançado, surge a necessidade de ampliar a empresa e os personagens decidem criar uma cooperativa. O objetivo é levar reflexões sobre como o trabalho coletivo pode ser uma forma de organização social.

“A peça não foi pensada para ser uma aula de empreendedorismo, mas sim para mostrar que o espírito cooperativo de ajuda ao próximo é inerente às pessoas e pode ser utilizado para pensar ações que promovam um bem maior e tragam benefícios coletivos”, diz o produtor Alan Gaitarosso.

A montagem já passou por Atalaia, Terra Boa, Centenário do Sul, Jussara e ainda vai passar por Paiçandu, Rolândia, Arapongas e São Jorge do Ivaí. No projeto também estão previstasoficinas de teatrogratuitas que irão compartilhar o processo decriação utilizado noespetáculo. Asoficinas são direcionadas a pessoas acimade 14 anos, com ou semexperiência de teatro.

Espetáculo teatral “Cooperativa Fuzuê”, da Forféu Atividades Artísticas.

Entrada gratuita | Classificação livre

Agenda de apresentações

Dia 14 de setembro: Paiçandu – no Centro do Idoso às 19h30

Dia 15 de setembro: Rolândia – no Centro Cultural Nanuk às 19h30

Dia 21 de setembro: Arapongas – no Anfiteatro Oduvaldo Vianna Filho "Vianinha" às 19h30

Dia 22 de setembro: São Jorge do Ivaí – no Centro Cultural Professora Maria Aparecida Moreno Picolli às 19h

Lei Federal de Incentivo à Cultura

Patrocínio: Cocamar, Dicomp e F A Maringá.

Apoio: Sicoob

Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá

Realização: Forféu Atividades Artísticas e Secretaria Especial da Cultura - Ministério do Turismo.

Rachel Coelho/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.