Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Trabalho e documentário produzido pela jornalista e professora do Curso de Audiovisual da Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã (SMCT), Thainara Fernandes, traz grandes contribuições para a cultura local

A jornalista e professora do Curso de Audiovisual da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã (SMCT), Thainara Pauleti Fernandes, 21 anos, encerrou o seu curso de Jornalismo na Unopar, de Londrina, produzindo um trabalho exemplar na área de comunicação e memória, que trouxe para cidade de Ibiporã uma grande contribuição para a área da cultura e preservação do patrimônio histórico e artístico local.

O trabalho, intitulado “Um tesouro em Ibiporã” recupera a história da Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, fundada na década de 1960 e local onde residiu por 50 anos o artista plástico Henrique de Aragão, que faleceu em 2015.

Thainara, que é de Ibiporã, estagiou na Secretaria de Cultura e Turismo, onde se envolveu com a obra de Henrique de Aragão e com a Casa de Artes. Ela defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em dezembro de 2019, obtendo a pontuação máxima. A banca foi composta pelos professores Guilherme Lima e Sara Presoto (Unopar) e pelo pesquisador e mestre em Comunicação pela UEL, Jaime Kaster.

Documentário e a história oral

O trabalho teve o objetivo de expor, através do vídeo documentário "Um tesouro em Ibiporã", relatos de ex-alunos e professores da Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, um espaço de difusão da cultura na cidade entre as décadas de 1960 a 1980, podendo-se entender a importância desse patrimônio para a cultura e história do município.

Por meio da história oral, experiências vividas ou testemunhadas são relembradas, interligando-as em uma única narrativa composta por olhares variados sobre o local. Com esses elementos, aborda-se nesta pesquisa a reflexão e explicação do vídeo documentário como produto jornalístico, ferramenta de recuperação histórica e também registro de memória coletiva.

O trabalho, digitalizado, está disponível no acervo do MHAI (Museu Histórico e de Artes de Ibiporã) e em breve estará também disponível para download na relação de “Publicações Históricas” de Ibiporã, no site da Secretaria de Cultura e Turismo:

http://culturaeturismo.ibipora.pr.gov.br/.

Já o documentário você pode assistir no nosso canal oficial no Youtube (https://www.youtube.com/user/fcibipora/featured) ou acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=EMgkXZZOxYA&feature=emb_logo.

Jaime Kaster/Asimp/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.