Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A trajetória da trupe de palhaços de Londrina, que há 25 anos leva alegria e diversão para as crianças internadas em hospitais da cidade, virou obra literária. Escrito pela jornalista e atriz Emilia Miyazaki, a primeira integrante do grupo, o livro “Plantão Sorriso – 25 anos de Alegria” será lançado neste domingo (03 de outubro), às 17h, de forma virtual através da plataforma do Youtube. A live contará com a participação de todos os palhaços e palhaças do elenco, além de depoimentos especiais.

A publicação tem 96 páginas que oferece ao leitor um passeio pela história do Plantão Sorriso, organização fundada em 1996, uma iniciativa pioneira no sul do país, e que na época contou com a assessoria dos “Doutores da Alegria”, de São Paulo, e do saudoso palhaço Picolino (Ricardo Queirolo). Ilustrada com fotos históricas e tiras em quadrinhos, a obra traz ainda uma seleção de crônicas inspiradas nos relatórios produzidos pelo elenco, depoimentos de médicos, de antigos palhaços e dos atores do grupo. A publicação foi viabilizada com recursos do Promic, Programa de Incentivo a Cultura, da Prefeitura de Londrina.

 “O livro é um marco na trajetória do Plantão Sorriso, de uma história que começou em 1996 e que segue ininterrupto até hoje”, festeja a jornalista Emilia Miyazaki. “Esses 25 anos de vida estão diretamente relacionados ao comprometimento de cada palhaço e palhaça que participou dessa história para que chegássemos até aqui. De um elenco profissional e muito focado em atender as crianças que estão nos hospitais, entregando um trabalho de qualidade e de respeito a todos que estão vivendo esse momento delicado. O resultado é um livro com muita cor, feito com muito carinho e cheio de emoção.”

Arte e ciência

Com um elenco formado por atores profissionais, treinados e capacitados para atuar no ambiente hospitalar, o trabalho do Plantão Sorriso já beneficiou milhares de pessoas, proporcionando momentos de descontração, risos e brincadeiras. A diversão contagia não só as crianças hospitalizadas, mas também os familiares e toda a equipe de saúde dos hospitais, comprovando que a união entre a arte e a ciência é uma importante aliada no tratamento dos pacientes.

Segundo Luciana Bazzo, fundadora do grupo, é uma alegria acompanhar a trajetória do Plantão: “No momento da criação do Plantão Sorriso havia uma palavra que eu repetia sempre que apresentava a ideia a possíveis parceiros e colaboradores: continuidade. Era importante deixar claro que se tratava de uma proposta séria, comprometida com estabilidade na relação com os hospitais, pois só assim alcançaríamos o efeito desejado. Vinte e cinco anos depois, o Plantão Sorriso está aí para provar que valeu a pena insistir nesse ponto. É impossível descrever a alegria que sinto ao ver que a semente que plantei criou raízes e deu frutos durante todos esses anos.”

Crônicas

Além da trajetória histórica, o livro apresenta a gama de atividades produzidas pelo Plantão além das visitas aos hospitais, como cursos, palestras, espetáculos teatrais e shows musicais – além de uma série de crônicas produzidas por Aneliza Paiva, jornalista e coordenadora artística da companhia.

 “Desde que entrei no Plantão, em 2004, escrevo com alguma frequência, relatórios sobre as visitas aos hospitais e as vivências no projeto. Sempre me encantei com a riqueza dessas pequenas histórias que vivemos diariamente nos hospitais. Então, revirei arquivos lendo relatórios de palhaços e palhaças desde o início do projeto, caçando histórias para contar em formato de crônica. Na tentativa de mostrar um pouquinho das lindezas (e desafios) que a gente vive sendo palhaça e palhaço do Plantão Sorriso”.

Reconhecimento

Nestes 25 anos, as visitas realizadas semanalmente pelos palhaços e palhaças do Plantão Sorriso aos hospitais em Londrina contabilizam 600 mil atendimentos. Uma linda estatística para se comemorar. Graças a seu notável  trabalho, o Plantão Sorriso obteve o reconhecimento oficial em 1999, quando recebeu os Títulos de Utilidade Pública Municipal e Estadual; e em 2015, com a conquista da Medalha Ouro Verde – a maior honraria concedida pelo Município de Londrina.

https://www.youtube.com/user/plantaosorriso

Emilia Miyazaki/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.