Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Encontro será neste sábado (12) e terá como objetivo promover intercâmbios entre os projetos que atuam na cidade e programar as próximas ações culturais do município

O Programa Fábrica – Rede Popular de Cultura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) de Londrina, realiza neste sábado (12) o 1º Fórum Presencial dos Projetos de Oficinas Culturais do município. O encontro será na Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart), localizada na R. Sen. Souza Naves, 2380 – Jd. Colonial, a partir das 09h, com previsão de encerramento por volta das 12h.

De acordo com o coordenador do programa, Valdir Grandini, a expectativa é reunir os 36 projetos de oficinas de criação cultural da cidade e promover troca de experiências e de saberes. “Nosso objetivo é trazer dois responsáveis por cada uma das mais de 60 oficinas que integram atualmente a Fábrica e trabalhar ativamente para que haja um intercâmbio entre as práticas, experiências e vivências para que, juntos, nós possamos pensar em como superar os principais desafios de um processo de oficina de criação cultural”, ponderou Grandini.

O encontro reunirá os projetos que foram contemplados pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) em 2022. Até o momento, o Programa Fábrica conta com mais de 30 projetos vinculados, circulando por várias linguagens artísticas e públicos-alvos. As expressões culturais contempladas incluem abordagens nas áreas musical, de dança, teatro, vídeo, hip-hop, capoeira, circo e outras, proporcionando aos participantes o aprendizado artístico, leituras de mundo, reflexões e o desenvolvimento da expressão, da criatividade e comunicabilidade.

Para Grandini, o fórum será um momento muito especial para a cultura da cidade, pois coroará o trabalho que vem sendo realizado pela SMC junto à Fábrica. “Esta já é a segunda geração de projetos integrando o nosso programa. Só com os projetos que foram selecionados no primeiro edital lançado por nós, em abril, tínhamos uma média de 400 a 450 pessoas atendidas direta ou indiretamente pelas nossas oficinas. Hoje, este número já cresceu significativamente, atingindo uma média 1200 pessoas contempladas pelo conjunto desses projetos”, explicou o coordenador.

Na abertura do 1º Fórum Presencial dos Projetos de Oficinas Culturais, a Rede Popular de Cultura convidou dois projetos para coordenar uma das vivências que serão realizadas ao longo do encontro. “Nós convidamos os projetos Coro Cênico e Àjọ̀dún das Pretas: Mulheres, olhares e lugares para nos trazer uma dinâmica de 1h e meia com o tema ‘Oficinas Culturais como Grupos Criativos’. Depois, eu vou fazer uma exposição sobre histórias e potências das oficinas culturais. Nós queremos que, a partir dessas dinâmicas, sejam construídas discussões e rodas de conversas a respeito desses temas”, disse Grandini.

Segundo o coordenador, no fórum também serão discutidas as próximas ações que serão realizadas pelos projetos culturais nos ambientes comuns da cidade. “Nós vamos debater a criação de um circuito escolar, em que o objetivo será levar os processos criativos para as escolas. Um outro projeto que estará em discussão é a ‘Feira da Fábrica’, que é um desejo antigo da secretaria e que tem o intuito de promover uma grande mostra de cultura nos espaços abertos, como a Biblioteca Municipal, a Concha Acústica e o Memorial do Pioneiro, que fazem parte de um epicentro artístico-cultural de Londrina”, finalizou.

Ana Almeida/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.