Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Encontro terá a participação da produtora cultural e coordenadora do projeto, Chris Vianna, e da estudante de medicina da UEL Kattelyn Monte Paiva; iniciativa conta com patrocínio do Promic

Mais um encontro para discutir questões ligadas à intolerância religiosa será realizado em Londrina, neste sábado (16), às 17h, na região leste da cidade. A atividade, que integra o projeto “A Umbanda na Terra do Café: entre Trajetórias e Histórias para Construção da Tolerância”, dessa vez ocorre na rua Dom João VI, 430, endereço da Academia Cross Experience, próximo ao Aeroporto. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.

O debate será conduzido pela professora e doutora em Literatura Brasileira, Chris Vianna, que é produtora cultural e responsável pela coordenação geral do projeto, juntamente com Kattelyn Monte Paiva, estudante de medicina na Universidade Estadual de Londrina (UEL), cuja iniciação na umbanda se deu ainda na infância. Há 18 anos, ela pratica a religião no Terreiro Manoel de Umbanda.

Chris Vianna destacou que a construção da tolerância religiosa se faz, sobretudo, por meio do acesso a informações e diálogos. “É muito importante estimular a formação cidadã a respeito da umbanda, trazer o tema à tona. E os debates que o projeto vem realizando, em diferentes espaços da cidade, caminham nesse sentido, de abrir oportunidade para que o público possa obter e ampliar conhecimentos”, frisou.

A coordenadora também ressaltou que não cabe ao projeto qualquer espécie de “catequização” ou “doutrinação” acerca da temática apresentada. “O assunto abordado vem para levantar o seguinte questionamento: por que em um país laico como o nosso muitos não aceitam que uma outra pessoa possa professar livremente uma religião diferente da sua?”, apontou.

O projeto “A Umbanda na Terra do Café: entre Trajetórias e Histórias para Construção da Tolerância” conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). A realização é da Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA), que firmou parceria com o Laboratório de Estudos sobre Religiões e Religiosidades (LERR), do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH).

A sequência de debates é um dos pontos principais da iniciativa, que está levando encontros a escolas públicas de Londrina, contemplando diferentes regiões, sendo que mais quatro unidades escolares ainda receberão a ação, voltada a estudantes do ensino médio.

Além dos debates nas escolas, o projeto “A Umbanda na Terra do Café” compreende a publicação de um livro com textos do escritor e dramaturgo londrinense, Maurício Arruda Mendonça, fotos de Yashiro Yamasu, além da produção de um documentário sob direção do cineasta Carlos Fofaun.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.